Bolo de noz e chocolate preto


Comecei a gostar de chocolate depois dos 30 anos, até lá dizia que não gostava e na realidade raramente comia, tirando quando ia com os meus pais ao café e lá vinha um mars ou twix e mesmo apesar de os achar demasiado doces comia com satisfação. Mas não sei porquê depois dos 30 comecei a enjoar chocolate de leite e passei a apreciar mais o chocolate preto, aquele mais intenso. Agora já não há volta a dar, adoro e raramente há um dia que não pense em comer, então chocolate com flor de sal é a minha perdição :) Aqui na china o chocolate bom é todo importado, mas há bastante à venda e ao contrário do que acontece na Europa o Ferrero Rocher aqui existe à venda todo o ano e tem bastante saída, principalmente na altura do ano novo chinês. 
O meu filho mais velho também adora chocolate, principalmente do preto, odeia aqueles chocolates Kinder diz sempre que são doces demais. Não há bolo que e faça que ele não me peça para ser de chocolate. 

Deixo-vos uma receita que cá em casa teve muita saída, aliás tanta, que nem 1 dia durou. Espero que vos dure mais tempo por ai, senão façam como eu e dupliquem as receitas dos bolos :)


*Receita para 8 pessoas

Ingredientes:
100g de noz
100g de chocolate preto (70% no mínimo)
200g de açúcar amarelo
1 casca de laranja (parte amarela apenas)
6 ovos
250g de leite (usei bebida vegetal de amêndoa)
120g de óleo de girassol
350g de farinha
1 colher de chá de fermento para bolos
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá canela em pó

Pré aquecer o forno a 180º. Untar uma forma com manteiga e farinha ou spray para bolos.

Num robot de cozinha ou 123 coloque a noz e pique até fazer uma farinha e reserve. Utilize o mesmo robot para picar o chocolate e reserve juntamente com a noz.

Numa batedeira coloque o açúcar e raspa de laranja. Junte os ovos um a um sem deixar de bater e por fim o óleo e o leite bata durante 2 minutos numa velocidade alta.

Adicione os restantes ingredientes num recipiente (a noz, o chocolate, a farinha o fermento, o bicarbonato e por fim a canela), misture tudo muito bem e envolva tudo delicadamente À massa dos ovos.

Deite na forma previamente untada e leve ao forno durante 40 minutos. Faça o teste do palito, se sair sem migalhas está pronto para desligar.

*Bom apetite

*receita inspirada daqui.




3 comentários:

  1. que delícia, vou experimentar

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, em que fase da preparação coloca- se o leite vegetal? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, logo de seguida ao óleo. beijinhos

      Eliminar