Salada de vermicelli com legumes e fruta


Quem me segue por aqui algum tempo sabe o quanto eu adoro ir almoçar a restaurantes asiáticos, já em Portugal o fazia, no entanto aqui na China é de longe o tipo de comida que mais de satisfaz. Tenho a sorte de ter perto de casa restaurantes maravilhosos e com saladas tipo esta que nos "levam ao céu" e me inspiraram para a receita de hoje.

Hoje sem seguir nenhuma receita decidi recriar uma saladinha de vermicelli, é uma salada super fresca, com vermicelli de arroz, fruta, o crocante de alguns legumes e claro o caju. Podem alterar os legumes a gosto ou até usar outro tipo de massa, mas não podem deixar de regar a salada com este molho, tem de ser sempre muito leve e este que eu fiz hoje é à base de maracujá, que por cá é quase sempre doce. Espero ter-vos convencido com esta descrição, senão têm as fotos que podem ajudar, a receita está a seguir.


*Receita para 2 pessoas*

Ingredientes salada:
350g de vermicelli de arroz
1/2 (40g) cenoura
10g de pimento vermelho
1 cebolinha
150g de manga
50g de caju
40g de cebola roxa
1 dente de alho
2 rodelas de dragon fruit roxa
2 rodelas de gengibre
1 mão cheia de manjericão (usei do tailandês que é doce)
1 mão cheia de hortelã roxa (purple perilla)

Ingredientes molho: (300ml)
1 colher de sopa de molho de peixe
1 colher de sopa de óleo de sésamo
5 colheres de sopa de vinagre de arroz
10 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de açúcar cristal escuro
sal, pimenta
1 maracujá

Comece por tostar os cajus, pode fazê-lo no forno durante 10 minutos a 180º ou saltear numa frigideira antiaderente durante uns minutos, deixe arrefecer, pique a gosto e reserve.

De seguida hidrate o vermicelli, basicamente basta aquecer água numa chaleira e colocar por cima do vermicelli numa tigela bem grande e deixar a repousar enquanto corta os legumes e a fruta.

Para cortar os legumes é um pouco a gosto, eu tentei ao máximo igualar ao que se vê nos restaurantes asiáticos que frequento. A cenoura cortei com descascador de batata na vertical e depois cortei ao meio com a faca, o pimento fino tipo juliana, a cebolinha, o alho e o gengibre em pedaços pequenos, a manga em cubos, o dragon fruit em rodelas e as aromáticas deixei inteiras.

Entretanto retire o vermicelli da água quente, passe por água fria e pode começar a "montar" os pratos.
O vermicelli deverá ficar no fundo, como uma cama para todos os ingredientes, estes devem ser colocados a gosto.

Para o molho basta misturar todos os ingredientes numa garrafa pequena de vidro, chocalhar como se de um cocktail se tratasse e regar cada prato a gosto, este tipo de salada deve ficar com bastante molho.

Bom apetite!











Sem comentários:

Enviar um comentário