Batatas com frango ao estilo chinês


Nem imaginam a quantidade de vezes que já recebi mensagens a perguntar, então tens comido muita galinha com amêndoas? Bem, lamento desapontar mas aqui em Guangzhou nunca vi tal coisa à venda. Aliás raro é o prato Chinês que leva frutos secos! Penso que são mais utilizados em receitas da Tailândia ou Vietname, aqui nunca vi! Tenho pena porque adoro frutos secos na comida.

O prato que vos trago hoje é um dos que costumo comprar quando peço comida Chinesa, são umas batatinhas com frango ou vaca que acompanham sempre um arroz branco cozido a vapor. Apesar deles aqui não deixarem cozinhar muito as batatas fica um prato muito saboroso, claro que o gengibre dá muito gosto à comida, mas não sei porquê quando como este prato faz-me lembrar Portugal.

Deixo aqui a receita completa, é muito simples e podem sempre adaptar com o que quiserem, mas cuidado com as adaptações extremas porque em segundos deixa se ser Chinês e vira um salteado bem Português, que também não é nada mau :D

*Receita para 2 pessoas

Ingredientes:
125g de frango (usei picado)
sal q.b.
1 colher de sopa molho de soja
2 colheres de sopa de óleo de amendoim
3 batatas
1 dente de alho
2 fatias grandes de gengibre
picante q.b.
2 talos de cebolinha

Antes de começar a receita coloque o frango a marinar com o molho de soja, o sal e o óleo de amendoim. Mexa tudo muito bem com os pauzinhos chineses e deixe a repousar durante 30 minutos no mínimo.

Corte as batatas finas a gosto. Eu parti ao meio e laminei numa espessura de 2/3 milímetros, depois coloque-as em água com sal a repousar uns 15 minutos.

Retire as batatas da água e escorra-as muito bem. O ideal será deixar que secar por completo entre dois panos de cozinha.

Numa wok bem quente coloque o de óleo de amendoim, o alho picado, o gengibre igualmente picado e o frango, deixe fritar muito bem sem deixar de mexer. Junte as batatas e deixe cozinhar em lume brando uns minutos (cuidado com o tipo de batata que estão a usar, elas não podem cozinhar demasiado, devem ficar bem crocantes). Adicione o molho de soja, o picante a gosto (eu usei uma pasta de picante chinesa), o sal, e por fim a cebolinha cortada grosseiramente. Acompanhe com um arroz branco.

*Bom apetite



1 comentário:

  1. Que bom aspecto!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar