Caril de batata




A semana passada fui a um restaurante Indiano e fiquei encantada com um caril de batata que lá estava, lembrei-me que tinha em casa uma mistura de caril de Goa, que comprei no Martim Moniz e que trouxe na minha mala nas primeiras férias que fiz em Portugal depois de estar aqui a viver. Foi assim que se fez luz para a receita desta semana.

O almoço foi buffet o que é óptimo porque acabei por provar um bocadinho de tudo, muitas vezes coisas que não pediria numa refeição normal à la carte. Claro que uma ida a um restaurante Indiano é sempre uma aventura, raramente saio de lá sem os lábios a arder. Na nossa mesa estava uma pessoa que não era grande fã de picante, o dono reparou e logo de seguida trouxe-lhe um molho de iogurte maravilhoso, que devia ser consumido entre os pratos. Eu acho que já tinha provado um molho parecido em alguns restaurantes em Portugal, mas um pouco como dip e não com esta intenção, de ser consumido para atenuar o picante. 

E vocês comiam caril duas vezes por semana? Basicamente foi o que eu fiz porque ideia foi recriar as duas receitas enquanto ainda estavam frescas na minha cabeça.

 
Ingredientes caril: (2 pessoas)
3 colheres de sopa de óleo de amendoim
80g de cebola 
2 dentes de alho
4g de gengibre fresco
2 colheres de sopa de mostarda em grão
4 colheres de sopa de caril (usei caril de Goa)
150ml de água
550g de batata sem casca
55g de pimento amarelo
85g de tomate
2 colheres de sopa de pasta de tomate
350ml de creme de coco
sal q.b.

Coloque uma panela ao lume com o óleo, deixe aquecer bem e junte a cebola cortada grosseiramente, o tomate em pedaços, os dentes de alho e o gengibre esmagados. Mexa durante uns segundos e junte rapidamente o caril e a mostarda, sem deixar queimar, vá mexendo durante 1 minuto e regue com a água. Deixe levantar fervura e passe tudo num robot de cozinha ou numa liquidificadora até ficar um creme.

Numa panela com o lume no mínimo coloque o creme de caril, junte as batatas cortadas em pedaços grandes, o pimento, a pasta de tomate, o creme de coco e tempere com sal. Deixe cozinhar lentamente durante uns 30/40 minutos com a tampa até levantar fervura e depois sem a tampa até as batatas ficarem cozidas.

Enquanto espera pode fazer o molho de iogurte.

Ingredientes molho de iogurte:
150g de iogurte natural
80g de pepino
1 colher de sopa de coentros frescos
3 folhas de hortelã
1/2 sumo de uma lima

Basicamente é partir o pepino em pedaços pequenos (podem faze-lo com a casta, eu não o fiz porque os pepinos aqui na China têm uma casca muito grossa e eu odeio a textura). Misturar tudo e regar com o sumo da lima. Levar ao frigorífico até consumir.

Sirva o caril com arroz basmati e o molho de iogurte bem fresco por cima.

Bom apetite!












Sem comentários:

Enviar um comentário