Aos poucos comecei a perceber que os chineses são doidos por trufa, muito devido ao excesso de pratos que existem nos restaurantes. O mais visto são as batatas fritas com sal de trufa (por aqui as batatas fritas são consumidas como snack e não como acompanhamento), eu confesso que adoro a combinação da batata salgada com o toque da trufa.
Há pouco tempo consegui encontrar uma espécie de especiaria de trufa que tenho guardada religiosamente para a próxima vez que fizer batatas-fritas cá em casa.
No entanto há uns dias a minha vizinha, igualmente foodie, descobriu online alguém quem vendia trufas frescas a um preço amigo, lá tivemos nós que comprar, não é verdade! Foi a primeira vez que toquei numa trufa, se é verdadeira não sei, porque se há coisa em que os chineses são óptimos são nas cópias. Sabem a trufa mas não são tão intensas como a especiaria que tenho ou mesmo o azeite de trufa da Maille que adoro.
Trufas à parte, aqui vai uma receita com trufa, claro quem não tiver trufas (porque custam os olhos da cara em Portugal) podem perfeitamente trocar por cogumelos.
Ingredientes: (4 pessoas)
300g de massa (usei abissine rigate)
60g de cajú sem sal
9g de trufa
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
sal, pimenta
400 ml de água a ferver
Comece por cozer a massa até ficar al denti e reserve com 1 fio de azeite.
Numa liquidificadora coloque o caju, 5g de trufa, os dentes de alho e regue com a água a ferver. Pique até ficar um creme tipo natas, caso sinta que está um pouco espesso coloque um pouco mais de água.
Numa wok, coloque o restante azeite e em lume brando coloque o creme de cajú ate este ferver, envolva com a massa e sirva com a restante trufa em fatias ou ralada.
Bom proveito.
Que excelente sugestão!
ResponderEliminarPassei para desejar uma semana feliz!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira