Patê de azeitona Natalício


Que comece a minha altura do ano favorita, o Natal!

Eu sempre adorei o Natal, mas tive uma fase que comecei a odiar muito pelo consumismo e também por todo o trabalho que temos (quem cozinha sabe do que falo) para apenas dois dias, cheguei a não fazer árvore de Natal durante vários anos. No entanto voltei adorar desde que comecei a viver na China. Quem diria, porque aqui não tenho família e apesar das saudades de passar em família, acho que foi o facto de estarmos longe que me fez voltar adorar esta época. Aqui faço eu os sonhos e as filhoses, aqui comecei a fazer a árvore de Natal antes do dia 1 de dezembro, tenho calendários de adventos e os meus filhos deliram com tudo o que tem a ver com o Natal. Apesar de estar num país em que não se comemora o Natal, vivemos toda a época intensamente.

Hoje trago uma receita muito bonita para terem na vossa ceia de Natal, mal vi esta imagem no Pinterest, fiquei rendida, basicamente fiz o recheio com o que tinha em casa. É muito fácil e impressiona em qualquer mesa de Natal.



Ingredientes: (4 pessoas)
150g de azeitonas verdes (sem caroço)
25g de cornichons (ou pickles)
3 ovos cozidos
25g de cebola 
1 colher de chá de mostarda Dijon em grão
75g de queijo creme 
sal e pimenta
alecrim q.b.
framboesas q.b.
200g de amêndoas com pele

Numa picadora coloque as azeitonas, os cornichons, a cebola e pique até ficar um puré. De seguida junte os ovos previamente cozidos e partidos em quatro, a mostarda Dijon, o queijo creme e tempere com sal, pimenta e pique tudo novamente.

Sobre dois quadrados de película aderente molde o formato de uma pinha em cada película, envolva e coloque no frigorífico durante 2 horas (no meu caso deixei durante a noite). 

Retire a película com cuidado e coloque a "pinha" num prato Natalício. Numa das pinhas espete as amêndoas inteiras, na outra use laminadas. Decore com umas folhas de alecrim para simular as ramas de pinheiro e umas framboesas com açúcar em pó.

Nota: Para laminar as amêndoas usei um descascador de batatas.

Bom apetite!




Sem comentários:

Enviar um comentário