Dumplings fritos de ovo





Preparados para mais uma chinesice? Ora aqui vão mais uns dumplings, mas desta vez, fritos! Ora bem, não são bem fritos, porque frito para mim é quando o ingrediente frita em óleo abundante como se fossem batatas fritas ou rissóis. Neste caso os chineses chamam frito mesmo que se coloque uma colher de sopa de óleo no fundo de uma wok e se ponha lá qualquer coisa. Frituras à parte são maravilhosos, porque o crocante da massa fica tão saboroso aliado ao recheio e depois molhados num bom molho de soja! Ai, já os comia novamente.

Este recheio é muito básico, normalmente são os que dão às crianças, por isso arrisquem em fazer porque servem para toda a família.

Vejam outra receita de dumplings aqui.

Podem ver também uns vídeos a demonstrar as dobras que estão guardados nos destaques do meu Instagram "Dumplings". 


Ingredientes massa: (rende 20 dumplings)
250g de farinha de trigo
125ml de água tépida

Ingredientes: (recheio)
4 ovos
130g de leek chinesa (é uma espécie de cebolinha, podem usar ervas aromáticas)
3 colher de sopa de oleo de amendoim
2 fios de oleo de sesamo
1 rodela de gengibre fresco
sal q.b.

1. Numa tigela coloque a farinha e aos poucos junte a água, com a mão amasse ligeiramente até sentir que a farinha se despega da tigela e forme uma bola.

2. Tape a bola com película aderente e deixe repousar enquanto for preparar do recheio.

3. Comece por bater os ovos com uma vara de arames (ou os pauzinhos chineses) com 1 fio de óleo de sésamo. Numa wok bem quente coloque 1 colher de óleo de amendoim e frite os ovos como se estivesse a fazer ovos mexidos.

4. Numa tábua pique o gengibre em pedaços muito pequenos, junte o ovo mexido, a leek e pique tudo muito bem. Transfira tudo para 1 tigela e junte 2 colheres de sopa de óleo de amendoim, um fio de óleo de sésamo e tempere com sal, mexa e recheie os dumplings.

5. Enfarinhe a bancada e amasse durante uns 5 minutos como se fosse um pão.

6. Divida a massa a meio (nota: a parte da massa que não está a utilizar guarde-a sempre dentro da tigela com a película aderente para não secar), de cada parte faça um rolo e corte-o em pequenas bolas (do tamanho do dedo polegar).

7. Cada bolinha terá que ser inicialmente esmagada com a palma da mão (como se fosse fazer uma bolacha) e depois esticada com o rolo da massa em forma de circulo até ficar bem fino.

8. Recheie os dumplings e para os fechar pode usar uma destas 3 técnicas:
8.1: Coloque a massa em forma de circulo na palma da mão esquerda e com uma colher de sopa na mão direita adicione o recheio bem no centro. Dobre a massa ao meio na horizontal e com a ajuda do polegar e o indicador da mão direita feche com a ponta dos dedos a massa enquanto o indicador da mão esquerda empurra o recheio para dentro (fica mais ou menos com a forma de um rissol) de seguida junte as extremidades e encaracole ligeiramente.

8.2: Coloque a massa em forma de circulo na palma da mão esquerda e com uma colher de sopa na mão direita coloque o recheio bem no centro. Dobre a massa ao meio na horizontal e ao mesmo tempo com as duas mão vá dobrando de fora para dentro, para que fiquem umas pregas, pressionando bem os dedos.

8.3: Coloque a massa em forma de circulo na palma da mão esquerda e com uma colher de sopa na mão direita coloque o recheio bem no centro. Dobre a massa ao meio na horizontal e comece por fechar normalmente e quando estiver a chegar ao centro faça 4/5 dobras por cima da unha da mão esquerda e no fim, volte a fechar normalmente.

Nota: Vou colocar uns videos no Instagram para ser mais fácil perceberem a dobra, nos dumpings desta publicação fiz a dobra 8.3.

9. Para os cozinhar precisa do seguinte: Uma wok com tampa, uma concha da sopa e uma tigela com água à temperatura ambiente.

10. Numa wok ponha água a ferver, coloque os dumplings dentro da água com muito cuidado para não rebentarem, tape-os com a tampa e com a concha mexa-os 5 vezes durante 2 minutos, sempre que os mexer adicione a concha cheia de água à temperatura ambiente e feche com a tampa novamente.

11. Retire-os com cuidado e deixe-os escorrer durante uns minutos.

12. Para os fritar, basta descartar a água da wok e colocar novamente ao lume 2 colheres de sopa óleo de amendoim bem quente e com cuidado leve um a um (usando os pauzinhos chineses) a fritar de todos os lados.

Sirva com soja, alho picado, gengibre e uns coentros.



1 comentário:

  1. Deu água na boca!
    Passei para desejar um excelente fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar