Arroz doce de café



Comecei a gostar de arroz doce na primeira vez que comi um fora de casa. Eu sei que parece estranho dizer isso, a minha mãe adora arroz doce mas daquele que se corta com a faca, nada contra, eu é que só o conseguia comer quando era acabado de fazer, depois disso era impossível para mim e assim continua.

Infelizmente cá em casa só eu e a minha filha é que gostamos de arroz doce, a minha vizinha já sabe e cada vez que faz traz-me uma tacinha para matar saudades. No entanto lembrei-me que se o aromatizasse com um bom café, talvez conseguisse fazer com o meu marido comesse esta sobremesa tão Portuguesa e maravilhosa.

Aqui está uma receita de um arroz doce muito cremoso (desculpa mãe), com aroma a café da minha nova maquina DeltaQ que me foi gentilmente fornecida pelo representante da Delta na China.

Com votos para todos de um Feliz Natal!



Ingredientes: (8 pessoas)
780 ml de leite
320 ml de café (DeltaQ Qonvictus intensidade 5)
5 grãos de café Delta Gold
150g de arroz (usem carolino eu usei chinês :D)
1 pitada de sal
1 pau de canela
4 gemas de ovo
120 g de açúcar
canela em pó para polvilhar

Numa panela com o lume baixo coloque o leite, o café, os grãos de café, o arroz, o pau de canela, o sal e cozinhe durante aproximadamente 30 minutos, mexendo de 5 e 5 minutos com a colher de pau.

Depois disso numa taça pequena coloque as gemas juntamente com um pouco do leite/café que está na panela e com uma vara de arames misture tudo muito bem e junte à panela. Adicione também o açúcar e deixe cozinhar mais uns 15 minutos, mexendo sempre de 5 em 5 minutos.

Descarte o pau de canela e os grãos de café e coloque o arroz numa travessa ou em pequenas taças.

Deixe arrefecer e polvilhe com canela a gosto.

Bom proveito!

1 comentário:

  1. Olá!
    Parece-me uma sugestão bem original!
    Adorei as fotos!
    Boas festas e um excelente 2022!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar