Boule de fromages






2021 um ano que todos pensavam vir a ser melhor que 2020 mas creio que não foi bem assim. Não posso dizer que foi um ano mau para mim, o único aspecto negativo que tive foi mesmo não ter conseguido ir a Portugal nas férias do verão. De resto só tenho a dizer coisas boas deste ano, deu-me mais tempo para mim, para aproveitar esta aventura Chinesa, para regressar ao meu blogue que tanto adoro e estava meio adormecido. 

Para a última receita do ano trago uma descoberta, foi-me oferecido por um casal amigo uma receita muito parecida a esta, diziam que era sobremesa Francesa. Comemos como sobremesa mas rapidamente percebemos que servia antes para uma entrada. Fui pesquisar e fiquei maravilhada com as diferentes combinações que se podem fazer. 

Deixo-vos a minha versão com ingredientes que adoro, uma óptima receita para acompanhar um pão, umas crackers e uns legumes em palitos enquanto esperam a meia-noite de dia 31.

Desejo que 2022 seja para todos vocês tão bom quanto para mim.


Ingredientes: (6 pessoas)
220g de queijo creme natural
60g de queijo feta
50g de queijo parmesão ou pecorino
4 colheres de sopa de natas
100g de frutos secos sem sal (usei uma mistura)
2 colheres de sopa de azeitonas verdes
2 ramos de coentros frescos
3 tâmaras medjool

Numa batedeira com a vara de arames coloque os queijos e as natas e bata durante 1 minuto ou até atingir um creme homogéneo e desligue.

Numa tigela ou na taça da batedeira comece a juntar os restantes ingredientes, estes devem ser picados a gosto com faca ou uma 123 (guarde 3 colheres de sopa da mistura picada para usar mais tarde) e misture muito bem com uma colher ou mesmo as mãos. 

Forme uma bola e enrole-a numa película aderente, para que a forma se mantenha, coloque-a numa tigela com a mesma forma e leve-a ao frigorífico durante pelo menos 4 horas, o ideal é deixar de uma noite para a outra.

Antes de servir, retire a película, volte a formar a bola caso ela tenha perdido um pouco a forma e passe pelos ingredientes picados reservados.

Sirva numa tábua de queijos, com legumes em palitos ou crackers. 





1 comentário: