Manteiga de trufa

Que tal acham de começar o ano a comer uma manteiga caseira de trufa, chique não? A bem dizer podem fazer mil e uma combinações com manteiga, e claro, fazer manteiga é sem dúvida algo pouco usual, principalmente em Portugal que há manteiga tão boa à venda.  Mas se têm curiosidade façam, porque é realmente mais fácil do que imaginam.

Já tinha falado por aqui a minha aventura com a trufa Chinesa, tanto eu como a minha vizinha temos a sensação que estas trufas tinha pouco sabor, talvez pelo preço ou porque eles aqui falsificam tudo. Mas deu para, pelo menos, uma vez na vida ter a oportunidade de cozinhar uma iguaria tão desejada apreciada pela comunidade foodie e pelo que tenho visto pela população chinesa em geral. Porque encontrar, por exemplo, hambúrgueres com cogumelos e trufa, batatas-fritas com sal de trufa a um preço acessível é algo muito comum aqui na China.

Ora vamos lá entrar o ano com uma receita de requinta a ver se dá sorte!


.  Receita para 125g de manteiga . 

Ingredientes:
400 ml de natas (bem frescas)
35g de sal grosso
13g de trufa
água fria q.b.

Numa batedeira com a vara de arames, coloque as natas e deixe bater na velocidade média até passar do ponto "em castelo". Continue a bater até obter uma textura espessa e separada de um líquido (soro).

Retire a manteiga e passe-a num coador fino ou um saco de tecido próprio para coar, extraia o soro e volte a colocar a manteiga na batedeira. Desta vez com com a vara de bater bolos ainda na velocidade média adicione o sal bata apenas para se incorporar na manteiga e coloque água fria a fio, suficiente para "lavar" a manteiga e volte a fazer o mesmo processo - retire da batedeira, passe pelo saco, retire o soro, coloque na batedeira e adicione a água bem fria em fio, até o soro sair limpo. Faça este processo quantas vezes for necessário (só fiz duas vezes) porque é muito importante e é o que faz com que a manteiga dure mais tempo.

Junte a trufa cortada a gosto, misture mesmo com as mãos até que fique bem incorporada e embrulhe a manteiga num papel vegetal ou coloque num tupper-ware com base de vidro no frigorifico ou se preferir congele.

Bom apetite!



1 comentário:

  1. Que maravilha!
    Passei para desejar um bom fim-de-semana e um feliz Ano Novo 2022!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar