Creme de batata-doce e gengibre

Há dias ao ver as noticias na televisão Portuguesa, reparei nas roupas das pessoas. É engraçado como é que podem ser tão diferentes das que vejo aqui diariamente. Não estou a falar de moda, nem nada disso. Falo de casacos mais quentes, gorros, coisas que aqui raramente se vê. Estamos neste momento no Inverno, na verdade existem dias frios. Mas é um frio tão diferente do que se sente em Portugal, não que eu tenha saudades de frio de Lisboa, até porque sou mais pessoa de Verão! Mas tenho saudades dessas coisas simples que ninguém repara até as deixar de ver por algum tempo. Dou por mim a ter saudades de passeios da rua, caixotes do lixo limpinhos, centros comerciais ordenados, bancos do jardim, enfim, ficaria aqui eternamente a numerar coisas ridículas para todos vocês.

Mas adiante as saudades e vamos antes para uma sopa cheia de sabor, cá em casa os cremes são os preferidos dos mais novos, os mais velhos como exemplo, têm de comer na mesma. Aqui vai um muito aromático, para quem não for fã de gengibre, pode trocar por coentros que fica muito bom na mesma.


Ingredientes: (6 pessoas)
85g de cebola
2 alhos
450g de curgete
360g de batata-doce laranja
35ml de azeite
sal
400ml de água
2 rodelas de gengibre

Numa panela coloque a cebola cortada em pedaços grandes, os alhos inteiros, a curgete sem casca e cortada às rodelas, a batata-doce descascada e cortada em cubos, o azeite, o sal e deixe cozinhar tudo e lume brando durante 15 minutos.

De seguida junte a água e cozinhe durante mais 15 minutos.

Junte o gengibre sem casca e triture tudo durante 2 minutos até ficar um creme homogéneo.

Ingredientes para os croutons:
75 g de pão de mistura cortado em cubos
1 dente de alho esmagado
1 fatia de gengibre esmagada
2 colheres de sopa de coentros frescos
2 colheres de sopa de azeite

Numa frigideira, leve os ingredientes todos ao lume até fritarem, sirva por cima da sopa ou caso queira dar um crocante extra, triture até ficar uma farinha. 

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário