Queques de baunilha e chocolate



Há dias o meu filho perguntou-me porque eu estou sempre a fotografar comida,  eu disse-lhe sem pensar que era o meu trabalho. Depois parei uns segundos e pensei para mim, não é o meu trabalho, mas na realidade dá muito trabalho. Isto de ter blogues e partilhar receitas dá realmente muito trabalho, noto isso porque nos últimos meses fiz isto a tempo inteiro, não apenas para o mmim, também para um projecto muito engraçado que me meti e que me fez voltar ao tempo em que trabalhava a tempo inteiro e não tinha tempo para mais nada, em breve vou partilhar convosco. Até lá tomem lá uns queques feitos a 6 mãos.


Ingredientes: (12 unidades)
4 ovos
1 pitada de sal
100 g de açúcar
1 c. de sopa de pasta de baunilha
100 g de manteiga à temperatura ambiente
100 g de farinha
1 c. de chá de fermento para bolos
1 c. de sopa de cacau sem açúcar
50 g pepitas de chocolate negro
50 g pepitas de cacau cru
Açúcar em pó para polvilhar (opcional)

Pré aqueça o forno a 180º.

Numa batedeira com a vara de arames coloque as claras com o sal, bata até ficarem em castelo e reserve numa taça.

Na mesma batedeira adicione as gemas, o açúcar, a baunilha e a manteiga e bata durante 6 minutos em velocidade média.

Adicione a farinha, o fermento, o cacau em pó e envolva tudo muito bem com uma espátula de silicone.

Junte as claras com bastante cuidado (use uma vara de arames). Por fim adicione as pepitas e envolva delicadamente.

Coloque todo o preparado em formas para queques untadas com manteiga e farinha ou spray para bolos. Se usar umas pequenas como as que eu usei nas fotos, o ideal é colocar o preparado num saco pasteleiro para ser mais fácil verter.

Leve ao forno durante 15 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer por completo numa rede.

Bom proveito!



1 comentário:

  1. Que queques maravilhosos,....até deu vontade de provar!
    Passei para desejar um excelente fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar