Bolo/Pão de Azeite



A Páscoa para mim nos últimos em que vivi em Portugal, era passada no Norte. Tanto os meus pais como os meus sogros são de zonas perto de Viseu e cada vez que íamos passar lá a Páscoa era sinal de comer bola de carne e este bolo de azeite, que na realidade é mais um pão porque não leva açúcar, mas a minha mãe sempre o chamou de bolo.

Desde que vivo na China tento fazer um folar todos os anos, no entanto não sou apreciadora desse tipo de bolos doces com toque de canela ou erva-doce. Sempre gostei mais de salgados e o que este bolo tem de bom é o sabor a azeite, é maravilhoso. É um bolo fofo mas que untado com manteiga ou com uma fatia de queijo é das melhores coisas da vida. 

As saudades de Portugal são muitas, mais ainda da minha mãe por isso há dias lembrei-me de fazer este bolo que eu e ela adoramos. Mas confesso que não foi nada fácil encontrar a receita, felizmente encontrei este blogue que me fez viajar até aos braços da minha mãe e ficar com as lágrimas nos olhos.
A comida é isto mesmo! É conseguir viajar para qualquer parte do mundo sem quarentena ou testes Covid,  saborear uma dentada e sentir que se está a dar um abraço à nossa mãe.




Ingredientes: (500g)
3 colheres de sopa de leite morno
12g de fermento de padeiro fresco (ou 7g se usarem do seco)
5 ovos
125ml de azeite
2 colheres de sopa de manteiga derretida
500g de farinha
1 colher de sal fino

Pré aqueça o forno a 180º.

Numa taça coloque o leite e o fermento, misture bem até dissolver o fermento.

Numa batedeira com o gancho de bater claras, coloque os ovos com a manteiga, bata na velocidade média durante 2 minutos, de seguida adicione o azeite em fio e bata por mais 1 minuto.

Altere o gancho da batedeira para o do pão e junte os restantes ingredientes. Amasse até obter uma massa homogénea, mais ou menos 3 minutos, (se a massa estiver mole, acrescente um pouco mais de farinha). Tape e deixe levedar durante 1 hora.

Transfira a massa para uma bancada com farinha e molde para ficar com uma dobra (ver a imagem), coloque num tabuleiro forrado a papel vegetal, tape com um pano e deixe levedar por 1 hora.

Leve ao forno por 30/40 minutos, até ficar dourado.

Deixe arrefecer e coma com manteiga ou queijo.

Boa Páscoa!


Receita retirada daqui








Sem comentários:

Enviar um comentário