Café gelado Vietnamita


Aí as férias, aí as viagens, aí o calor... Por aqui destas três coisas só temos a última, o calor, que chega quase até ao Natal. 

As viagens continuam a ser super controladas por causa das restrições à COVID19, até mesmo dentro da mesma província podes acabar numa quarentena. São regras que deixam as pessoas exaustas, cansadas de aqui viver. Nós já estamos em contagem decrescente para finalmente voltar a casa, já estamos naquela fase de pensar o que vamos fazer primeiro quando chegarmos a Portugal. Já temos saudades de tudo, até do cheiro de uma simples sardinhada.

Conversas lamechas de emigrante à parte, porque já que cá estamos é para usufruir até à ultima gotinha. O meu marido adora café e cerveja, altera estas duas bebidas quando vamos a um restaurante Vietnamita. Hoje recriei uma café dos que ele costuma beber, espero que gostem da receita e que vos faça viajar um bocadinho até ao Vietname, já que eu não posso e estou aqui ao lado.


Ingredientes por copo (300 ml):
3 c. sopa de leite condensado
2 c. sopa de café de moagem média e torra escura
100 ml de água a ferver
5/10 cubos de gelo 
150 ml de água bem gelada ou leite bem fresco (qualquer um ao vosso gosto)

Num copo de vidro, que suporte altas temperaturas, coloque o leite condensado. 

Faça o café, preferencialmente um slow coffee, eu usei aqueles filtros metálicos muito ao estilo do Vietname que se encaixam nos copos individuais. Verta a água a ferver e mexa, eu usei aquelas maquinas eléctricas para fazer espuma, mas não é necessário. 

De seguida junte o gelo, a água ou o leite.

Sirva bem fresco.

Bom apetite! 

Sem comentários:

Enviar um comentário