Sopa de batata com aroma a caril



Há um ano conheci uma Dinamarquesa que me dizia que fazia muitas vezes sopa de batata para os filhos e que eles adoravam. Eu fiquei a pensar naquilo e percebi que nunca tinha comido sopa de batata na vida. Tenho ideia de a minha mãe me fazer sopa de cebola quando eu era pequena diversas vezes, mas só de assim batata não. Penso até que não é muito usual em Portugal, pelo menos na minha família não.

Foi então que fiz um creme de batata e os meus filhos ficaram a olhar para mim e perguntaram porque é que eu fiz sopa de puré! Numa outra tentativa dei-lhe um pouco mais de personalidade com o caril e o leite de coco e ficou mais do agrado do pessoal cá de casa.

E por aqui, alguém faz sopa de batata?




Ingredientes: 8 pessoas
160g de cebola branca em pedaços
1 dente de alho
700g de batatas descascadas e cortadas em quatro
1000ml de água
sal q.b.
15ml de azeite 
1 c. de sopa de caril em pó
1 c. sobremesa de leite de coco

Numa panela, coloque todos os legumes, cubra com água e tempere com sal. Deixe cozinhar durante 30 minutos e passe tudo com a varinha mágica ou na liquidificadora, até ficar um creme bem aveludado.

Numa panela pequena quente, coloque o caril, deixe suar uns segundos e junte o azeite. Em lume baixo deixe aromatizar o azeite não mais de 1 minuto, cuidado não deixar queimar e retire do lume de imediato. 

Sirva a sopa com do azeite aromatizado e umas gotas de leite de coco para dar frescura.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário