Salada de pepino Asiática


Há quem diga que é Chinesa, outros dizem Japonesa. De uma coisa é certa, eu vejo esta salada de pepino muitas vezes por aqui à venda e para não criar guerra, chamei-a de salada de pepino Asiática. E o que tem de tão interessante uma salada de pepino, perguntam vocês? Nada, mesmo nada, mas tal como a semana passada, foi mais uma receita "viral" que eu quis testar. 

Para quem vive na Ásia esta receita é tudo menos novidade. Vários são os restaurantes aqui no Cantão que servem esta salada, normalmente até adicionam amendoins o que dão um crocante extra. É sempre mega picante, mas com a frescura do pepino acaba por dar um contraste bastante bom.

Eu confesso que a fiz para testar a técnica da espiral que se faz com os paus chineses, que a meu ver, não traz grande vantagem à receita e muito menos ao sabor. Aqui não se costuma ver cortado dessa maneira, cortam o pepino às rodelas, ou aos gomos e eu acho que funciona bastante melhor, porque acaba por ter uma mais fácil absorção da marinada e o pepino acaba por ficar bem mais saboroso.

Mas aqui vai a receita para testarem se tiverem curiosidade.



Ingredientes: (4 pessoas)
2 pepinos médios
2 dentes de alho, picados
2 c. sopa de molho de soja
1 c. de sopa de óleo de sésamo
1 c. de sopa  de vinagre de arroz
1 c. de sopa de sementes de sésamo tostadas
1 c. de chá de açúcar mascavado
1/2 c. de chá de piri-piri em flocos

Numa bancada corte as extremidades do pepino e coloque-o no meio de 2 paus chineses, corte em 45º, sem retirar os paus, vire o pepino do lado inverso, coloque-o na mesma entre os dois paus e desta vez corte a direito. A ideia é que forme uma espiral.

Num tupperware com tampa, coloque os pepinos, adicione os restantes ingredientes, envolva e deixe marinar, pelo menos durante 1/2 horas no frigorífico, até servir.

Sirva com a marinada e polvilhe com um pouco mais de sementes de sésamo e piri-piri.

Bom proveito!





1 comentário:

  1. Deve ser uma delícia,....
    Passei para desejar uma excelente semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar