Arroz doce Tailandês de coco e manga


Hoje trago-vos uma sobremesa asiática, não é de origem Chinesa, mas foi na China que a provei. Quando China tinha as fronteiras fechadas fomos de férias a uma pequena cidade na província de Yunnan, chamada Xishuangbanna. Faz fronteira com Myanmar e Laos e é uma zona muito turística para a população chinesa, é chamada a mini-Tailândia Chinesa. Na realidade apesar de ser tudo "feito", conseguem-se viver várias experiências Tailandesas, quase como se estivéssemos lá. Na altura foi uma escapadela engraçada para nós, que estávamos fartinhos de estar "fechados".
Durante essas férias provei esta sobremesa maravilhosa chamada Thai coconut pudding, mais tarde voltei a comer enumeras vezes nos restaurantes Tailandeses e Vietnamitas que existiam na cidade de Guangzhou. 

Para quem gosta de coco e manga é uma sobremesa a experimentar. Pode-se comer morna ou fria, eu confesso de que gosto mais morna, porque o contraste entre o arroz morno e a manga fresca é fantástico.

Deixo a receita para quem quiser viajar até à Tailândia sem sair de casa.



Ingredientes: (4 pessoas)
200 g de arroz (usei do glutinoso), cozido
250 ml de leite de coco
100 g de açúcar branco
1 c. de sobremesa de sal
1 c. de sobremesa de amido de milho
1 manga, madura e cortada em pedaços
Sementes de sésamo q.b.

Numa panela pequena coloque o leite de coco, com o açúcar, o sal e leve a lume brando até que o açúcar derreta. Depois de levantar fervura, ainda em lume brando, adicione o amido e cozinhe uns minutos, sem deixar de mexer e até ficar um líquido cremoso.

Desse líquido retire 100 ml e reserve.

Junte o arroz já cozido ao leite de coco com o açúcar e em lume brando, envolva o arroz muito bem e deixe cozinhar uns minutos, até o arroz absorver um pouco do leite de coco, desligue quando tiver o ponto de um risoto.

Retire do lume, deixe arrefecer um pouco.

Numa tábua ou prato, coloque o arroz em pequenos montes, polvilhe com as sementes de sésamo e acompanhe com a manga fresca, antes de servir,  regue o arroz e a manga com um pouco mais leite de coco doce reservado.

Bom apetite!


1 comentário:

  1. Fiquei com água na boca,...
    Passei para desejar uma excelente semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar