Patê de tremoço


Muitas foram as pessoas que me perguntaram do que eu mais senti falta em termos de alimentação quando cheguei a Portugal. Confesso que nos últimos quatro anos foram muitos os alimentos que tive saudades. O queijo talvez tenha sido o principal, mas conseguíamos de uma maneira ou outra matar com outro tipo de queijos que se encontravam pela China. Tive a fase dos iogurtes líquidos, o peixe, o Nestum mel, uma simples carcaça e outras coisas que já nem me recordo.

Agora tremoços, não! Eu sei que parece ridículo, mas nos últimos meses que passei na China tinha imensas saudades de comer tremoços, nunca vi à venda por lá, mas soube que de vez enquanto, encontravam-se importados e a um valor muito alto.

Só para terem a noção as saudades foram tantas, que quando cá cheguei a minha mãe tinha 1 quilo de tremoços só para mim.

Para homenagear no belo do tremoço aqui vai uma receita para vocês.



Ingredientes: (4 pessoas)
500 g de tremoço em pickle, descascado
2.g g de gengibre fresco
1 dente de alho pequeno
2 c. de sopa de sementes de sésamo, tostadas
1/2 c. de sopa de paprica fumada
60 ml de azeite
20 ml de vinagre de vinho tinto
3 folhas de hortelã fresca
sal e pimenta a gosto
1 c. de sobremesa de mel
água q.b.

Comece por lavar os tremoços muito bem, para retirar um pouco do sal e de seguida descasque.

Numa picadora ou robot de cozinha coloque todos os ingredientes da listagem até à hortelã.

Junte o sal e a pimenta e água até ficar com uma consistência de patê (ver vídeo).

Polvilhe com um pouco mais de sementes de sésamo e papica.

Leve ao frigorífico até servir.

Sirva com tostinhas e pão, ou numa salada ou tortilha.

Bom proveito!






1 comentário:

  1. Primeira vez aqui no blog, hoje já li 5 artigos e gostei de todos. Seus conteúdos é rico em dicas e informações interessantes. Parabéns! Seu blog é fantástico.

    ResponderEliminar