Salada de lentilhas e sésamo



Este regresso a Portugal está a ser melhor do que eu pensava, sei que foram apenas 4 anos fora, mas foram 4 anos muito intensos e com uma pandemia pelo meio que ainda os tornou mais duros. Sabe tão bem voltar às origens, aos lugares à rotina. Os meus filhos estão adorar Portugal, dizem que já não querem voltar para a China e até já fizeram novas amizades na escola, tudo a correr bem.... isto até à chegada do nosso contentor e das nossas 120 caixas de chinesices! Foi desafiante encaixar tudo novamente nesta casa que antes de irmos era de 1 casal, um pequenito de 2 anos e um bebé recém-nascida, e que agora passou a ser de 4 pessoas com o seu devido espaço e tralha :D. 

Mas está quase, esta foi uma semana em que pouco tempo tive para cozinhar, era comer uma saladinha rápida no meio de uma caixa ou outra. Daí eu me lembrar desta receita perdida que aqui tinha para partilhar algum tempo.

Espero que gostem, bom fim de semana!




Ingredientes salada:
125g de lentilhas vermelhas, cozidas
2 fatias de melão, em cubos pequenos
1 mão cheia de azeitonas verdes, as rodelas
1 tomate, laminado
1/2 pepino com casca, em cubos
1/4 de cebola branca, picada
1 ovo, cozido e picado
2 mãos cheias de alface iceberg, partida
2 c. sopa de frutos secos a gosto, tostados e picados 
2 c. sobremesa de sementes de sésamo pretas

Ingredientes molho:
2 c. de sopa de tahini
1 c. sopa de azeite
1/2 colher de sopa de vinagre branco
1 c. sopa de mel
sal, pimenta e mostarda de moer.
1 c. sobremesa de sementes de sésamo pretas.
2 c. sopa de água

Comece por tostar os frutos secos, deixe arrefecer e reserve.

Numa taça bem grande disponha todos os ingredientes da salada a gosto, se fosse agora tinha cortado o tomate em cubos, acho que ficou demasiado grande comparativamente aos restantes ingredientes.

Numa taça coloque todos os ingredientes excepto as sementes de sésamo, misture tudo muito bem com uma vara de arames, até obter uma textura tipo creme, de seguida junte as sementes, envolva e leve o molho ao frigorífico até usar.

Sirva a salada com o molho e regue antes de servir.

Bom proveito!





 

Sem comentários:

Enviar um comentário