Guacamole da Yazmín

Eu sei que Guacamole é provavelmente a entrada mais simples de fazer e que não é segredo para ninguém, pensava até que a sabia fazer correctamente, até conhecer a Yazmín. Uma Mexicana expatriada em Guangzhou, tal como eu.

O bom de viver num país tão longe e diferente do nosso é que a barreira entre conhecer uma pessoa e te tornares amigo dela acontece tão rapidamente que nem dás por ela. Foi isso que aconteceu quando conheci a Yazmín, uma latina a viver no meio de uma comunidade maioritariamente Alemã, gentil e com gosto por culinária, tinha tudo para dar certo, correcto? Recordo-me como se fosse ontem da primeira vez que provei o seu Guacamole, fiquei encantada com a simplicidade e em segundos perguntei no meu Portunhol o que levava. Disse-me os poucos ingredientes que levava e eu naquela mesma semana voltei a fazer em casa e pensei, mas porque é que nós complicamos receitas tão simples? Depois disso foram quase 3 anos de convivência e de muitos outros Guacamoles partilhados, fizemo-lo muitas vezes juntas e foi a na casa dela a nossa última refeição Mexicana.

Obrigada Yazmín pela companhia durante estes últimos anos, espero voltar a encontra-te para comermos novamente o teu Guacamole.





Ingredientes: (4 pessoas)
2/3 abacates, maduros
2 tomates, maduros, partidos em pedaços pequenos
3 c. de sopa de cebola, picada
coentros frescos, cortados, a gosto
1 pitada de sal
sumo de 1 lima
1 fio de azeite de abacate

Numa tigela parta os abacates ao meio, descarte o caroço e a casca, junte o tomate (não é necessário tirar a casca), a cebola, os coentros, o sal, o sumo da lima e por fim o azeite de abacate. 

Esmague tudo com um garfo e sirva de seguida.

Eu gosto de servir um pouco frio, por isso levo sempre 1 hora no frigorifico, mas é uma questão de gosto, porque a Yazmín fazia-o minutos antes de o consumirmos.

Sirva com tortilhas de milho fritas ou se for uma pessoa mega saudável com palitos de fruta e legumes :) mas eu confesso que não é a mesma coisa.

Bom apetite!




Sem comentários:

Enviar um comentário