Mooncake (Bolo Chinês de frutos secos)

semana passada falei da chegada do Outono em Portugal, hoje estamos com a temperatura igual à de Guangzhou, este tempo de facto anda mesmo doido. 😵‍💫 Por falar em Guangzhou, nesta altura na 🇨🇳 celebra-se a chamada Gonden Week/chegada do Outono. Este é o segundo período festivo mais importante na China, começa a dia 1 e acaba a 7 de Outubro e é época em que as famílias se juntam para comer mooncakes .


Já me perguntaram muitas vezes se os mooncakes são bons, posso afirmar que nim :D Confesso que já provei diferentes recheios mas só gostei realmente de um. É um bolo denso, com um sabor forte e até pouco doce, que se tiver um recheio igualmente forte, torna-se muito enjoativo. Há certos sabores que até carne levam só para terem a noção. Mas este que vos trago hoje é para mim o mais saboroso e o único que consegui comer até ao fim sem qualquer problema, a junção dos frutos secos com o mel é maravilhosa.


Espero que gostem. 




Ingredientes: (10 mooncakes)

Recheio:
250 g de frutos secos (usei uma mistura)
10 g de farinha de trigo, sem fermento
100 g de mel
1 fio de oleo (usei de amendoim)

Coloque tudo numa liquidificadora ou robot de cozinha, pique até ficar peganhento e reserve.

Massa:
300 g de farinha de trigo, sem fermento
20 ml de oléo (usei de amendoim)
10 g de mel
100 ml de água
1 ovo, batido

Pré aqueça o forno a 200º e prepare um tabuleiro com papel vegetal.

Numa tigela, coloque todos os ingredientes excepto o ovo, misture bem e transporte para uma batedeira, bata durante 3 minutos com o gancho de bater bolos. Por fim, forme uma bola e reserve.

Divida a massa em 10 partes, de cada parte forme uma pequena bola. Acha-te a bola com as mãos para ficar mais ou menos o tamanho da palma da mão e pode começar a rechear.

Forme pequenas bolas dos frutos secos e coloque no centro da massa, feche com ajuda das mãos e forme novamente uma bola. Coloque a bola no molde dos mooncakes, escolha o relevo e decalque.

Coloque todos os moocakes no tabuleiro, pincele com água e leve ao forno durante 5 minutos.

Retire os mooncakes e volte a pincelar, desta vez com o ovo batido.

Leve novamente ao forno mas desta vez por 15 minutos ou até ficarem dourados.

Sirva quentes ou frios.

Reserve-os numa caixa fechada.

Bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário