Phở gà (Sopa de noodles Vietnamita)


Phở gà, não se assustem com o nome que isto não passa de uma canja Vietnamita. Lembro-me tão bem quando fui ao Vietname, em pleno pico de calor, e eu teimava que queria provar uma Pho, todos comiam e bebiam coisas frescas e eu a pingar de tanto calor a comer uma Pho de camarão ao jantar com uma humidade horrível em cima de mim. Soube-me pela vida, porque eu sempre tive muita curiosidade em provar uma Pho autêntica, tanto as vi nos programas do @lukenguyencooks que me faziam sonhar com aquele país. No Vietname comi uma versão bem diferente do que esta que aqui trago e na China também. Lá conheci uma pessoa, que adorava comida Vietnamita, como eu, e que me dizia: O segredo de uma boa Pho é o caldo, se o caldo não for bom, esquece! E é verdade, sim senhora.

Este caldo é simples mas delicioso, adaptei ao que se encontra por cá à venda para que todos possam fazer sem problemas. Se gostarem de sopas reconfortantes, ou até, se quiserem inovar numa canja para os vossos pequeninos, façam esta receita que não se vão arrepender.



Ingredientes caldo: (4 pessoas)
2 litros de água
2 pernas de frango
1 cebola, descascada e cortada em 4
2 dentes de alho descascados
8 g de gengibre fresco, sem pele
1 talo de lemongrass, cortado ao meio
1 fio de molho de peixe
20 g de açúcar mascavado
sal, q.b.
especiarias a gosto (eu usei 1 estrela-de-anís, 2 cardamomo, 1 c. sobremesa de sementes de coentros,
1/2 c. de sobremesa de pimenta preta)

Colocar todos os ingredientes ao lume e deixar cozinhar por 45 minutos, para facilitar pode colocar as especiarias num saquinho de chá ou gaze. Enquanto ferve retire a espuma que vem ao de cima da panela.

Depois do caldo cozinhado, retire as pernas do frango, desfie-o e reserve. Coe o caldo e reserve.

Ingredientes tigela:
noodles de arroz cozidos
frango desfiado
coentros frescos, cortados grosseiramente
cebolinha cortada às rodelas
lima
picante a gosto (usei chili oil Chinês)

Monte a sua tigela a gosto, na base deverá estar sempre os noodles e o frango, depois as ervas e pode cobrir com o caldo, por fim aromatize com a lima e o picante.

Esta é uma sopa que deve ser comida bem quente, existem até uns noodles de arroz mais fininhos que basta cozinharem na tigela apenas uns segundos, antes de comer.

Bom proveito!





Sem comentários:

Enviar um comentário