Salada de bacalhau tropical


Hoje trago uma receita que cheira a verão, que me faz lembrar muito a China, foi feita lá, para a primeira reunião que tive do livro que supostamente queriam que eu participasse. Cada uma de nós levou um prato e eu decidi levar uma salada de bacalhau com o que tinha no frigorífico, adoraram e pediram para que a colocasse no livro. Nesse mesmo dia uma Indiana levou uma sobremesa muito boa, feita com semolina, o cereal que nós aqui conhecemos como couscous, levava especiarias e era super reconfortante, também essa foi parar ao livro. 

Cooking in China é  livro está em inglês e infelizmente nunca vai ser vendido em Portugal, trouxe alguns exemplares para oferecer a pessoas que gostam de cozinhar comida do mundo, pessoas que me acompanharam nestes últimos 4 anos e que foram a minha companhia. Quem já viveu fora sabe o quão importante são as redes sociais, que nos trazem um bocadinho de casa todos os dias. Foi um livro que me deu muito gozo fazer,  que de um simples convite para tirar as fotografias,  acabou por ser um bebé que eu e a Gitte, uma foodie Dinamarquesa que vivia perto de mim, trabalhámos e vimos nascer com uma alegria e orgulho enorme.    

Estou a pensar, lá mais perto do natal, fazer um giveaway do livro, gostavam?  



Ingredientes: (receita para 6 pessoas)
400 g de bacalhau (dessalgado, se pele e espinhas)
200 g manga
2 dentes de alho
80 g de cebola branca
250 g de grão de bico cozido
200 g de tomate cereja (vermelho e amarelo)
2 ovos
80 g de pimento verde
80 g de pimento amarelo
50 g de coentros frescos
50 g de azeitonas verdes
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre de cidra
sal, pimenta de moer

Descongele o bacalhau dessalgado à temperatura ambiente. Numa panela de água a ferver coloque o bacalhau inteiro durante 2 minutos, retire e deixe arrefecer por completo. Desfie o bacalhau com as mãos e reserve.

Coza os ovos em água durante 14 minutos e deixe arrefecer por completo, descasque e corte em pedaços a gosto.

O grão deverá estar cozinho, caso use grão enlatado, deverá extrair toda a água da conserva e passe por água corrente, deixe escorrer e reserve.

Comece por cortar todos os ingredientes a gosto: Manga em cubos pequenos, os dentes de alho e a cebola foram picados, o tomate cereja e as azeitonas cortei em 4 na horizontal, os pimentos em lascas finas.

Misture todos os ingredientes numa tigela grande, junte o bacalhau, o grão e o ovo. Tempere com o azeite, o vinagre, o sal, a pimenta e misture tudo muito bem.

Leve ao frigorifico e antes de servir adicione os coentros frescos.

Bom apetite!  
















Sem comentários:

Enviar um comentário