Quadrados de cenoura e noz


Encontrei esta receita aqui perdida no meu computador, foi feita na china, acho que um ano antes de sairmos de lá. Foi ficando para trás, nem sei bem porquê, porque até ficou bem boa. Fiz para um churrasco em casa de uns vizinhos novos Turcos. Lembro-me que pediram para levar-mos uma sobremesa e eu lembrei-me deste bolo. Nós fomos recebidos com um kebab autêntico, foi uma refeição muito boa e muito diferente, estava lá quase toda a comunidade, foi um fim de tarde mesmo muito agradável. Sinto falta disto, de estar com pessoas que quase nem conhecemos, mas que nos recebiam sempre tão bem. O bom de viver longe é mesmo a facilidade que temos em conhecer pessoas na vida adulta. Quem aqui se lembra de ter feito amigos na vida adulta? 


Ingredientes bolo: (8 pessoas)
100g de noz picada
280g de cenoura
4 ovos
200g de óleo
200g de açúcar
1 c. sopa de extracto de baunilha
280g de farinha
1 c. de chá de fermento
2 c. de chá de bicarbonato de sódio

Pre-aqueça o forno a 180ºC. 

Unte uma forma quadrada/rectangular com spray para bolos ou manteiga e farinha.

Numa liquidificadora ou robot de cozinha, pique a cenoura e de seguida adicione os ovos, o óleo, o açúcar e a baunilha e bata tudo na velocidade máxima durante uns 3 minutos.

Adicione a farinha, o fermento, o bicarbonato e envolva com uma espátula. Por fim junte a noz.

Verta na forma e leve ao forno durante 40 minutos, ou até o bolo ficar bem cozido (fazer teste do palito). Retire do forno e deixe repousar durante 10 minutos. De seguida transfira para uma rede e deixe arrefecer completamente.

Ingredientes cobertura de chocolate:
100g de chocolate negro (70%)
80g de natas

Derreta o chocolate em banho-maria, quando este derreter por completo, junte as natas envolva e retire do lume. Deixe arrefecer para ganhar mais consistência e espalhe por cima do bolo. 

Polvilhe com noz partida e sirva em pequenos quadrados.

Bom apetite!




Sem comentários:

Enviar um comentário