Choco grelhado parte 2



Confesso que sou um bocado básica no que toca a peixe grelhado. É que gosto tanto do sabor a peixe grelhado que não costumo inventar muito no que toca a molhos. Foi o que aconteceu o ano passado com estes chocos e este ano o mesmo se passou mas custa-me não partilhar um prato tão bonito e saudável.

Ingredientes (2 pessoas):
1 choco fresco (800 grs)
1 molho de salsa
1 dente de alho
Bonsalt, pimenta e mostarda em grão q.b.
150 ml de azeite (não se assustem que não usei tudo no choco)
1 limão



Limpar e lavar o choco (se for o caso, ou mandem logo limpar na peixaria), absorver muito bem a água e temperar com pimenta, mostarda em grão e Bonsalt. Levar a grelhar, com o choco aberto para ser mais rápido.

Enquanto o choco grelha, colocar a salsa e o alho numa liquidificadora ou robot de cozinha e clicar umas quantas vezes no turbo para ficar bem picado. Abrir e com ajuda de uma espátula limpar as "paredes" da máquina, colocar o azeite e deixar passar tudo muito bem até ficar um liquido tipo néctar. Eu usei uma salsa frisada que tem uns talos bem grossos e com bastante sabor. Isto tudo para dizer que podem usar os talos que fica tudo passado e muito bom.



De seguida pode colocar o preparado do azeite num frasco e ter um tempero para cozinhados ou saladas para as próximas semanas. Eu normalmente quando tenho muita salsa  ou coentros em casa é o que faço para a conservar mais tempo as ervas. Também as congelo já com azeite em cuvetes de gelo ( tal como uma foto linda do Pinterest que anda a circular na net). Não gosto de ervas aromáticas congeladas, sei que são práticas mas não me convencem, mas em azeite faz toda a diferença. Pelo menos para mim :)

Depois basta tirar o choco do grelhado cortar em pedaços grosseiros, regar com o azeite de salsa e por cima espremer o sumo de 1 limão, acompanhei com um esparregado e uma salada de tomate.


18 comentários:

  1. Um prato simples e tão bonito! Adoro choquinho grelhado! Parabéns pelas sempre bonitas fotos! :)

    ResponderEliminar
  2. Fica um prato lindo! infelizmente não sou muito dada a chocos... mas admito que o aspecto é tentador!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Esta com um aspecto m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o,até babei o teclado.
    Pois não me babo só por coisas doces...
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Concordo: no que toca a peixe bom e fresco não vale a pena inventar muito, basta uma gotas de limão e ervas aromáticas e fica perfeito!

    ResponderEliminar
  5. Um pratinho delicioso, adoro choco.... e para mim um peixinho grelhado é sempre um peixinho grelhado nao é preciso inventar mais nada!!!:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. É tão engraçado ver o quão somos parecidas sem nunca nos termos visto. O meu marido viu estas imagens e nem viu que site era e perguntou, essa receita foi qual? (Ou seja, estava a perguntar-me quando é que tínhamos comido :P)
    E por isso, nem vale a pena dizer o quanto amo este prato, certo? :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Também é assim que gosto do peixe: simples, com sabor a mar.
    Gosto muito de choco grelhado! :-)
    As imagens estão mesmo apetitosas!

    Ana

    ResponderEliminar
  8. também sou assim! adoro peixe grelhado, simples, com um toque de limão e azeite e dependendo do peixe, cebola e salsa picada. tão bom! simples mas tão bom!
    amo as fotos, como sempre :) beijinhos**

    ResponderEliminar
  9. Eu também adoro peixe ou lulas grelhados simples :) Esta tua partilha deixou-me a babar de vontade de comer umas lulinhas grelhadas ao almoço :D

    Beijinhos e tem um bom dia :D

    ResponderEliminar
  10. Também prefiro o peixe grelhado sem molhos nem nada, apenas com um fio de azeite. Mas olha que este molhinho dos chocos parece ser uma maravilha, bem simples e saudável.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Não há que inventar muito no que toca a peixe grelado, tem é que ser simples e freco :)

    Eu adoro chocos grelhados e esses ficaram com um excelente aspecto!

    ResponderEliminar
  12. Querida Marmita,

    o que foste tu fazer?!
    Chocos e lulas grelhadas são dos meus pratos favoritos e babo-me à meses por uma refeição assim (a culpa é do apartamento e dos vizinhos que não permitem churrascos na varanda...)
    Que delícia!
    Adorei o molho... normalmente faço com o típico molho de limão, manteiga e ervas... mas estes vou ter de provar e muito em breve, senão liberta-se em mim um furacão :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Que apetitosa sugestão para o Verão!

    ResponderEliminar
  14. Adoro choco e lula grelhada, são sabores tão simples e autênticos que pouco mais precisam a seu lado. Esse molho de salsa e azeite é perfeito para estes grelhados, com o limão a refrescar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. adoro frutos do mar!Passei para conhecer o seu blog, adorei as receitas e já estou seguindo. Se desejar, visite meu cantinho.
    Bjos
    Bel

    ResponderEliminar
  16. Há imenso tempo que não como choco grelhado, que saudades!!

    ResponderEliminar
  17. Adoro chocos grelhados e esta sugestão está tão refrescantemente apetitosa!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar