Pavlova de arandos e avelã



Quando criei este blog foi para partilhar apenas as minhas receitas, mas ao longo destes anos acabei sempre por falar um pouco mais de mim e das coisas que gosto mais ou menos de comer, das que adorava provar, aprender e fazer no que toca à culinária. No entanto acabam por existir coisas que nada têm a ver com uma ou outra receita mas que não se conseguem deixar de partilhar, coisas que marcam e que nos divertem.

O post de hoje é isso mesmo, uma oportunidade única, que provavelmente nunca mais irei viver, pelo menos com a mesma intensidade duvido muito. Não podia deixar de partilhar com todas as pessoas que passam por aqui a minha aventura.

Sempre tive um grande desejo de ir jantar a um restaurante do Jamie Oliver, acho que todos sabem que o admiro muito e que é graças a ele e à sua maneira fantástica de comunicar que ganhei esta paixão pela culinária. 

Quando a Clavel me convidou há uns meses atrás para ir fazer uns cursos no Recipease a primeira coisa em que pensei foi... Espera aí! Se vamos a Londres fazer os cursos, podemos/devemos ir jantar a um dos seus restaurantes, certo? E fomos mesmo! 


Fomos aqui, aqui, tomamos o pequeno-almoço aqui e ainda visitamos este. Como todos devem calcular foi fantástico, diria antes BRUTAL! 


A espera das mesas foi sempre longa mas valeu muito a pena, a comida era óptima, bem como eu gosto, simples, com sabor, personalidade e muito respeito a cada um dos ingredientes utilizado. Adorei, delirei em cada garfada que dava...  Todas nós falámos do que mais nos marcou ao longo desta viagem a mim foi sem duvida os restaurantes. As nossas refeições de horas, as risadas, as mil fotografias antes de comer cada prato, adorei cada minuto destes 4 dias em Londres com a melhor companhia de sempre.

Depois vieram todos os outros encantos de "foodgeeks" que existem pela cidade de Londres como este, este, este, este, este, este e este


Se quiserem saber todos os pormenores, passem pelo blog da Naida onde ela explica passo a passo o que se passou nestes quatro dias, eu sou pessoa de poucas palavras e mais fotografias peço desculpa.


Ficam as lembranças de uns dias bem passados que possivelmente não vão desaparecer da memória tão cedo, obrigada ás minhas companheiras de viagem (ClavelInês Naida) por tudo, mas principalmente por me ajudarem a não cair em tentação e trazer tudo o que havia nas lojas do Jamie Oliver!

A receita que escolhi para este post, foi de longe a sobremesa da minha vida. Não sou pessoa que adora sobremesas ou doces de colher. Mas adoro suspiros, merengues, tudo o que leva claras de açúcar basicamente.

Num dos restaurantes do Jamie escolhi como sobremesa uma Pavlova outonal fantástica, não sei a receita certa, nem todos os ingredientes que levava, recriei aqui o que me lembrei e o que vi nas fotos que tirei no restaurante. 


A receita base do suspiro é deste livro que explica muito bem todo o processo do merengue. É uma pavlova tosca, mas que me fez voltar a Londres em 3 segundos.
Nota: A dose da  pavlova fica maior, eu apenas fotografei parte da receita  na  para recriar um pouco o prato que serviram no restaurante.

Ingredientes merengue: (6 a 8 pessoas)
6 claras
300g de açúcar fino
1 pitada de sal

Ingredientes cobertura:
150 g de avelãs sem casca
200 mil de natas frescas
120g de arandos inteiros, desidratados, moles (ou outro fruto a gosto por ex. framboesa)
água q.b.
1-2 colheres de sopa de açúcar mascavado

Pré-aqueça o forno a 150º. Forre um tabuleiro com papel vegetal. Coloque as claras numa tigela e bata-as com a velocidade média da batedeira até ficarem em castelo.
Ainda com a batedeira ligada, junte gradualmente o açúcar e uma pitada de sal. Passe para a velocidade máxima e bata durante 7 a 8 minutos, até a mistura de merengue estar deliciosamente branca e lustrosa.

Coloque colheradas de merengue no tabuleiro e faça a montagem como preferir, pode fazer a pavlova em camadas ou pequenas colheres como eu fiz para servir individualmente.


Leve ao forno durante cerca de uma hora, até os merengues estarem crocantes por fora e difíceis de mastigar e um pouco húmidos no meio.

Para a cobertura, comece por colocar numa tigela em lume brando pequena os arandos com 2 colheres de sopa de água e o açúcar e faça uma espécie de doce rápido com os arandos, à medida que sentir o tacho seco acrescente mais 2 colheres de água para não se pegar e ficar mais cremoso.

Bata as natas em castelo ou até ficarem cremosas, acrescente 1 ou 2 colheres de açúcar em pó ou deixe ao natural porque se juntar com o doce fica bom na mesma.


As avelãs basta partir grosseiramente com uma faca e colocar numa frigideira até ficarem bem tostadas e servir com o merengue a gosto.

Estava óptima, mas a do Jamie consegue superar qualquer expectativas. Se um dia tiverem oportunidade de irem a um Jamie´s Italian e estiver no menu esta sobremesa, peçam que não se vão arrepender. Happy days! 

17 comentários:

  1. Londres é sempre este fascínio de coisas e estímulos e um sem fim de razão para ir ficando e ir voltando. Ai cidade boa!
    As fotos levam-nos lá e deixam perceber a alegria com que realizaste tantos desejos. eheheh
    bj*

    ResponderEliminar
  2. A julgar pelas tuas fotos e entusiasmo foram mesmo dias felizes! Que bom que conseguiste concretizar o teu desejo! Volto a dizer que vocês deixaram-me com muita vontade de voltar a Londres!! beijinho

    ResponderEliminar
  3. Deve ter sido tão maravilhoso! Juntar pessoas com o mesmo espírito 'para a coisa' é fantastico!
    Adorei as imagens! (também ando a planear uma visita a Londres - O Recipease valeu mesmo a pena?) Grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Sandra,
    Lindo post... Diria mesmo, sublime e subtil. Quando as imagens dizem tudo, as palavras nem sempre são necessárias e por tal, não tens, nem deves pedir desculpas...
    Dias que, como dizes, sempre ficaram na tua memória e na das tuas companheiras e é isso mesmo que são as viagens. Memórias lindas para a vida!
    Eu conheço os 2 Jamie Italia aqui em Edimburgo e Glasgow e agora nas férias do Natal vou voltar ao de Glasgow e estarei atenta a esta divina pavlova que nos apresentas...
    Beijinhos grandes,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. deve ter sido uma experiência incrível :))
    obrigada por a partilhares connosco!

    ResponderEliminar
  6. Marmita Style on the house!!!!
    Adorei o teu post, com tantas, tantas, tantas fotografias lindas de deixar qualquer um a sonhar!
    Um beijo enorme!

    ResponderEliminar
  7. Estou deliciada com as vossas descrições. Conforme sabes, não sou assim tão fã do Jamie quanto isso, mas acho que a cozinha dele é genuinamente boa e saborosa, pelo que não me importava nada de ir almoçar ou jantar a um Jamie's Italian. Nem de voltar a Londres, que tenho imensas saudades da minha segunda casa :)

    ResponderEliminar
  8. Muito bom! Adoro as nossas quatros visões da mesma viagem. Adorei este teu post e tenho de experimentar também fazer uma pavlova! Adoro as tuas fotografias, mas isso não é novidade! ehehe Adorei ir convosco! Adoro-vos! E obrigada por teres aceite esta aventura! :D <3

    ResponderEliminar
  9. Oh happy days!!!!
    Adoro pavlovas e esta tem um toque especial!
    Beijinhos e muitas mais boas memórias como estas no teu sapatinho :)

    ResponderEliminar
  10. Foi mesmo bom!! Happy days diria o nosso Jamie :)
    Adoro o teu post, é mesmo a tua visão, as tuas fotografias, a comidinha boa.
    Que saudades, vamos voltar? hehe adorei ir convosco, mas isso já tu sabes. Olé!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. E até me esqueci de falar na pavlova no comentário anterior!
    Faz-me lembrar aquela, e sim, eu bem vi como tu adoraste a sobremesa :) Linda!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Sandra, mas que lindo álbum este que nos mostras neste post! As imagens estão lindíssimas e percorrê-las com o olhar ao mesmo tempo que relembramos a descrição apaixonante das outras 3 companheiras de viagem, é como se também nós, leitores, estivéssemos lá. Eu pelo menos sinto isso. Achei tudo maravilhoso. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. só a primeira frase sobre a amizade já enche o coração :)
    só me apetece voltar atrás no tempo e regressar!
    adoro as tuas fotos, a tua forma de contar tudo à marmita style :)
    um beijo enoooorme*

    ResponderEliminar
  14. Sandra,

    Obrigada por me deixares viajar nas tuas fotografias e memórias! Londres é uma cidade fantástica e o Jamie tem aquele encanto (feito de muito trabalho e talento) que é incontornável.

    Um beijo grande e o desejo de umas festas doces e felizes*

    ResponderEliminar
  15. Adorei viajar com vocês pelo instagram! Adorei viajar agora com o que li no blogue da Inês!
    Adorei as tuas fotos!
    E que linda pavlova! :) Está simplesmente encantadora! A última fotografia traduz bem isso :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  16. Esse é o tipo de fim de semana que só se faz mesmo entre amigas com os mesmos gostos. Fantásticas as fotos e a tua pavlova.
    Bj

    ResponderEliminar