Salada de couscous e brócolos

Fritos, salgados, fritos e depois doces, chocolates de todas as maneiras, doces de ovos, açúcar aos molhos... Nestas alturas do ano é assim que andamos, por isso hoje trago uma receita mais simples para acalmar estômagos mais melindrados da loucura do Natal. 

Este será o ultimo post deste ano, gostaria de desejar um ano de 2014 cheio de saúde, alegria e algumas loucuras, porque a vida para mim sem algumas loucuras não tinha grande piada.

Até para o ano!

Ingredientes: (4 pessoas)
1 molho de brócolos roxos 
2 dentes de alho
5 talos de espargos verdes frescos
3 colheres de sopa de vinho branco
150 grs de couscous
sal, pimenta de moer
1 fio de azeite
funcho fresco

Lave e corte o talo aos brócolos. Aos espargos corte a parte mais dura, lave e corte em pedaços pequenos.

Numa frigideira anti-aderente coloque um fio de azeite e os dentes de alho, deixe alourar uns segundos e coloque os brócolos, se achar que fica muito seco coloque mais um fio de azeite. 


Passado uns 4 minutos a saltear sem parar de mexer, pode colocar os espargos e deixe mais 2 minutos. De seguida adicione o vinho e deixe evaporar. Se gostar dos brócolos mais cozidos coloque a tampa no tacho e deixe cozinhar mais um pouco. Mas acreditem que os brócolos são tão bons quando ficam crocantes. Os Portugueses não estão habituados mas na cozinha Oriental têm por hábito saltear apenas uns minutos. Aventurem-se que vão gostar de certeza.


Depois de saltear ou antes, como preferirem podem fazer o couscous, existem muitas maneiras de fazer couscous: Com água a ferver ao lume uns segundos, a vapor, com água a ferver fora do lume e tapando com uma película até a água evaporar por completo etc.

Mas existe ainda uma maneira mais fácil, que gostava de partilhar com todos vocês porque até é a maneira que eu costumo fazer cá em casa. Deite a quantidade de couscous que vão cozinhar numa tigela, temperem com sal, com um fio de azeite e deitem água da torneira até cobrir o couscous (não colocar demasiado, mesmo só cobrir). Coloque 1 minuto no micro ondas na potência máxima, retire e mexa com um garfo e caso sinta que o couscous ainda está mal cozido volte a colocar uns segundos no micro ondas até que este evapore a água por completo. Eu o coloco 2 vezes e praticamente nunca tenho de adicionar mais água porque já conheço bem a temperatura do meu micro ondas. Façam desta maneira que fica bom na mesma e é super rápido. Desta vez usei couscous de grão fino que coze muito mais rapido que o de grão médio, o que habitualmente existe venda em todos os super mercados. Antes de servir verifique o sal, coloque pimenta e mais um fio de azeite se gostar.


Adicione o couscous aos brócolos quando tiver mesmo para o desligar do lume e sirva de imediato com umas folhas de funcho por cima que são sempre tão fotogénicas e mais um fio de azeite.

13 comentários:

  1. O que se quer por estes dias é mesmo saladas, saladinhas, vegetais e alguns batidos para recuperar de todas as porcarias... hummpppff iguarias, queria dizer iguarias, que comemos no Natal. Mas como uma das melhores coisas que levamos desta vida é a comida, temos é que aproveitar. E nestas alturas temos sempre desculpa. ;)
    Um Bom Ano de 2014 para ti, tudo de bom e muito sucesso, quer pessoal, quer profissional. Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Ah ah, tens um garfo com os dentes ratados! :p
    De facto no meio desta loucura das Festas há que moderar a gulodice: por cá tivemos massa com cogumelos e espinafres - simples, fácil e light. Para compensar tanto desvario gastronómico LOL
    Feliz 2014 Marmitinha :*

    ResponderEliminar
  3. Tão saudável! É uma boa ideia! :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito desta sugestão mais leve, parece deliciosa! e também gosto dos meus bróculos crocantes! ;)

    ResponderEliminar
  5. Sabes bem o que amo saladas!! Adorei esta sugestão, acho que esta combinação exacta nunca a fiz! Tenho mesmo de experimentar. Devíamos viver no mesmo prédio, pá!
    Um beijo enorme, minha doce amiga! Que 2014 te traga o que tanto desejas!!!
    E que façamos nova foodtrip, vamos? Olha, cuidado com as minhas perguntas!!! EHEHEHEH

    ResponderEliminar
  6. epá acabar o ano com uma refeição vegetariana? hmm não sei não hehe mas depois isso sim, começar o ano em grande (forma :)
    obrigada por fazeres parte do meu 2013 e quero k faças parte dos próximos anos tb hehe que 2014 seja um grande ano para ti** love iuuuu

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha, bróculos roxos!! :) Sabes como os acho lindos!
    E assim crocantes nunca comi, cozo sempre. Adoro a maneira como fazes o couscous no MW.
    Comer bem e levezinho, bem preciso depois destes dias de loucura! E as loucuras que as pessoas cometem, mas sem elas a vida não tem mesmo piada não é? :)
    Desejo-te o melhor ano! Que ele te sorria. E que possamos estar mais vezes juntas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Não era grande apreciadora de bróculos, mas também dessa cor nunca tinhan visto. Agora adoro e com cuscus ainda mais...
    E adoro as tuas fotografias, têm uma tonalidade extraordinária.
    Beijinhos e tudo de bom em 2014
    CláudiaV

    ResponderEliminar
  9. Uma salada absolutamente divina tanto em termos de texturas como de sabores.
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar