Gratin de arroz e queijo de cabra


Há qualquer coisa neste tempo, de chuva e frio que me dá uma vontade enorme de ligar o forno todos os dias, acreditem que até para uma simples omelete fico a pensar e se eu agora ligasse o forno e metesse esta omelete lá dentro em vez de a virar? E foi mais ou menos o que aconteceu com este arroz, que ia ser um arroz normal, mas passou do tacho para a frigideira e depois ainda para o forno! Acreditem que isto acontece-me tantas vezes (ou quase sempre) começar as receitas de uma maneira e acabar de outra, no fundo acho que até gosto :) 


Acabou por ficar um arroz com umas cores muito apropriadas a este tempo, estes dias em que acordamos com tudo encharcado, de repente aparece um sol fantástico e no final do dia volta a chover a potes. Vamos mas é passar à receita antes que se arrependam e façam como eu, mudem tudo há ultima hora ou neste caso de blog :) 

Bom fim de semana!

Ingredientes: (3 pessoas)
1 chalota (cebola pequena)
2 dentes de alho
250g de arroz selvagem mix Oriente Rice 
1 cacho de tomate cereja
100g de queijo de cabra fresco
azeite q.b.
sal, pimenta e mostarda de moer

Numa frigideira/panela colocar um fio de azeite, a cebola picada e os dentes de alho. Deixar alourar um pouco até à cebola ficar translúcida e adicionar água. Deixar cozer o arroz até ficar al dente (não cozer demasiado, porque que ainda vai ao forno acabar de cozer). Levar ao forno com os pedaços de queijo cortados em fatias grossas e o cacho dos tomates no centro como na imagem, antes de levar ao forno coloque uma pitada de sal, mostarda de moer e um fio de azeite por cima do queijo. 

Leve ao forno durante 10 minutos a 180º em modo grill (resistência superior)



18 comentários:

  1. Que belo arroz!!Comidinha de forno é sempre reconfortante. Se fosse possivel (pois a EDP é cara) eu também faria a maior parte das vezes as refeições de cá de casa no forno!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Ora pois, não fosse o preço proibitivo da luz e também eu ligaria o forno todos os dias. Mas não pode ser. E portanto isso fica reservado para o fim de semana :)
    E tem-me apetecido lasanha ou pasticio. Mas este eu arroz, com queijo de cabra, também era perfeito. Conclusão, como sempre, estou indecisa - ser gaja é tão difícil! :p

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro o forno aceso!
    E em casa tenho o forno a lenha que nestes dias é mesmo um consolo!!
    Esse arrozinho ficou com umas cores lindas, a pedir uma garfada.
    Nunca me arrependo de cá vir :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Olá :)
    também sou um bocadinho como tu, adoro acender o forno em dias chuvosos! Ainda esta semana andei feito padeira a cozinhar pizzas e pão no forno, mas não fiz reportagem :( Mas amanhã é sábado e já estou a sonhar com o forno aceso ;9
    Adorei o teu arroz e as fotos! parabéns.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. O arroz ficou com uma cor linda e acho que tiveste uma optima ideia em coloca-lo no forno. Com este frio so apetece comida de forno, hehehe.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  6. sim com frio sabe mesmo bem o quentinho como a lareira ou o forno,
    confesso que não sou grande apreciadora de arroz mas como já não como há imenso tempo (por aqui é mais pasta) até estou com saudades :))
    um lindo prato o teu!

    ResponderEliminar
  7. Eu também sou adepta do forno! Pena que não se possa usar todos os dias, por isso, ha pouco tempo comprei um forno pequeno, de colocar em cima da bancada para poder fazer estes assados mais rápidos e mais simples!
    Este teu arroz ficou mesmo o máximo! Com umas cores e um aspecto!!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Impossível mudar de blog :)
    Adoro arroz no forno, aquele toque crocante nos grãos é uma experiência sensorial muito mais além. E com um belo queijo de cabra então... divinal :D

    ResponderEliminar
  9. É tão bom acender o forno. Um forno aceso com comida lá dentro, não sei, mas a mim, dá-me um sentimento de segurança e conforto... e é isso mesmo que este teu arroz que começou no fogão e acabou no forno é, comfort food, daquela que aquece o corpo à primeira colherada e, por consequência, a alma.
    Adoro todos os ingredientes utilizados e adoro ler-te e podes escrever mais e mais, que não corres nada o risco de alguém se sentir tentado a ir navegar para outras paragens, pois os teus textos, conjugados com as tuas fotos sempre lindas e com os pratos deliciosos que sempre nos trazes, são a tua garantia de fidelidade por parte dos teus leitores:)))!!
    Um grande beijinho e votos de continuação de excelente fim de semana.
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. O forno ligado sabe tão bem nestes dias :) por aqui temos a salamandra sempre ON...
    Adorei a cor do arroz, ficou mesmo muito apetecível!
    Bjinhooo grande

    ResponderEliminar
  11. tão lindo este arroz :) cheio de cor e que inspira os dias frios e chuvosos e cinzentos que teimam em não nos deixar em paz. beijooo

    ResponderEliminar
  12. Que maravilha de receita... esse arroz deve ser muitoooo bommm... :)

    beijinhos e boa semana
    mafalda
    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Achas mesmo que vou mudar de blog?
    Ligar o forno... era o que me apetecia exactamente neste preciso momento!
    Adorei a tua sugestão, fez-me recordar o arroz de forno da minha mãe... delícia.

    ResponderEliminar
  14. Que arrozinho bom, Sandra! Eu também sou viciada no forno. Ainda por cima nestes dias tristes que teimam em não acabarmas confesso que mesmo no calor não resisto em ligá-lo muitas vezes!).
    Beijinho
    Teresa
    PS: com que então "purple bitch"... you naughty girl ;)

    ResponderEliminar
  15. Que aspeto delicioso :)

    ResponderEliminar
  16. Adoro arroz e fiquei a babar com esta receita (e mais umas quantas...). Parabéns :)

    ResponderEliminar
  17. com estas fotos nao ha quem resista! vou experimentar mas com queijo mozzarella para dar um aspecto mais light :)

    ResponderEliminar