Frango com limão e especiarias


Comida de forno, acho que já falei por aqui o quanto eu gosto desta maneira de cozinhar. Gasta eu sei, mas é reconfortante e deixa a nossa cozinha toda perfumada e quentinha. Ainda ontem fiz para jantar uma lasanha de corgette com carne de perú e para finalizar um com queijo mozzarella fresca, juro que ganhou outra vida depois de ir ao forno, estava maravilhosa. Isto tudo para fazer a introdução à minha receita de hoje. Eu sei que estamos no meio de uma primavera "fresca" mas tinha uma receita para partilhar com todos vocês de um frango simples, mas com uma "cor" especial.

Frango é provavelmente a carne que mais gosto de comer e dificilmente me tornava vegetariana por causa do frango e do marisco, claro :) No entanto, nunca como a pele do frango, mas esta tive de provar e acreditem que ficou maravilhosa, super crocante e com um aroma mesmo ao meu gosto. É apenas um simples frango com limão, alho e uns pós mágicos que foi ao forno. Nada de complexo mas que não queria deixar de partilhar porque por vezes são as coisas mais simples que mais nos marcam. Este frango foi um desses casos.

Antes da receita queria alertar que no dia 18 de Maio vamos celebrar novamente o World Baking day, que com ajuda da Vaqueiro cabe-me a mim incentivar todos vocês a ligarem os fornos neste dia, vejam aqui o bolo que fiz o ano passado e por aqui podem encontrar outras ideias.

Até para a semana!

Ingredientes: 6 pessoas
1 Frango
1 cabeça de alhos
1 limão pequeno
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de coentros em pó
1/2 colher de chá de paprika doce
1 colher de sopa de manga verde seca em pó
q colher de açafrão das Indias
1/2 colher de gengibre em pó
2 colheres de chá de mostarda em grão preta
sal q.b.
1 colher de sopa de mel
vinho branco q.b.

Arranjar o frango, tirar os miúdos e algumas penas que possa vir agarradas, lavar muito bem e secar. Parta um limão ao meio e uma cabeça de alhos ao meio, coloque ambas dentro no frango e este num tabuleiro de ir ao forno.


Numa pequena caçarola coloque, um fio de azeite e as especiarias. Leve ao forno em lume brando para as especiarias largarem os óleos e fundirem o sabor entre elas. Retire do lume e deixe arrefecer.

Depois de arrefecidas adicione mais um fio de azeite e barre o frango todo muito bem, utilize as mãos e vá com elas tb até ao interior do frango. Finalize com o sal e coloque no tabuleiro com o restante limão cortado em pedaços pequenos e os dentes de alho. Coloque o vinho e a água no fundo do tabuleiro.

Leve o Frango ao lume durante aproximadamente 1 hora e meia a 190º e tente de meia em meia hora colocar um pouco o molho que está no fundo do tabuleiro por cima do frango para este não secar.


10 a 15 minutos antes de desligar o forno barre o frango com o mel, caso o vosso mel seja caseiro antes dilua num pouco de água quente para que seja mais fácil de aplicar no frango com ajuda de um pincel.

Sirva com uma arroz basmati, que fica fantástico.


13 comentários:

  1. Gosto bastante de frango e é das carnes que mais consumimos cá por casa, maravilha de sugestão!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que por vezes o mais simples é o melhor. E devo dizer que o teu frango parece ser realmente delicioso... pele e tudo :)

    ResponderEliminar
  3. O menino aqui de casa não é nada amigo de carnes brancas, mas eu adoro um bom frango assado!
    E este teu... Que delícia ;-) a pele estaladiça, o saborzinho do limão! Que bom deve ter ficado.
    Obrigada
    Beijinhos
    CláudiaV

    ResponderEliminar
  4. Deve ficar delicioso, adorei o uso das especiarias.
    Onde posso arranjar manga verde seca em pó?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa, podes procurar em lojas de produtos alimentares Indianos! No Martim Moniz em Lisboa encontras, beijo

      Eliminar
  5. Gosto tanto de frango Marmita e deste teu, aromático, coradinho e delicioso ainda gosto mais!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Que cheirinho! :)
    É mesmo um franguinho à marmita, com pózinhos mágicos que tornam tudo mais saboroso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Olá Marmita!
    Quase todas as semanas há "franguinho assado com limão no rabo" cá em casa. Todos adoramos. Aliás, é quase a única carne que por aqui se come. Nunca enjoa. Adorei os teus pózinhos mágicos. Tenho de experimentar.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Tem ótimo aspeto! E deve ser muito aromático. A experimentar, portanto :)

    ResponderEliminar
  9. Este franguinho ficou com uma cor!! Uau!! Aquela pele estaladiça está mesmo a pedir umas trincas!! ;)

    ResponderEliminar
  10. Ora bem, exactamente pelas mesmas razões que falas eu também muito dificilmente me tornaria vegetariana. Acho que só mesmo por uma questão de saúde ou falta dela é que me renderia a tal.
    Este frango, assim exactamente como o descreves nunca fiz, nem nunca usei manga em pó, não faço ideia que sabor dá a um assado, mas imagino que deva conferir um sabor agridoce muito interessante.
    Beijo grande, gosto sempre das tuas sugestões.

    ResponderEliminar
  11. para mim não há nada melhor do que um frango assado em casa, bem simples.
    adoro...
    beijinhos Sandra, gosto muito de passar aqui ainda que muitas vezes sem tempo para comentar!

    ResponderEliminar