Bolo de limão e mirtilos

Confesso que sou uma pessoa que se contenta com pouco no que toca a bolos, claro que adoro alguns bolos de pastelaria ou tartes, mas falando propriamente de bolos caseiros, troco mil vezes um bolo de chantilly com morangos por um simples bolo de iogurte.


Adoro bolos de iogurte, fazem-me lembrar a minha infância e quando lá por casa se compravam aquelas embalagens de iogurtes de aroma gigantes, haviam sempre um ou dois de aromas menos adorados que ficavam por comer, a minha mãe adicionava a raspa de um limão ou de uma laranja e lá fazia um bolinho de iogurte para todos nós.


Outras das coisas que ando a fazer ultimamente são iogurtes caseiros, desde que esta menina me ofereceu uma iogurteira que ando viciada. Por vezes, adiciono fruta da época, ou faço simples de baunilha sem açúcar ou então com açúcar de coco. Um dia faço um post de iogurtes mas até lá, vou testando e comendo.

Desta vez o iogurte ia ser de mirtilos, comecei por fazer o doce com os mirtilos frescos para arrefecer e mais tarde fazer os iogurtes, mas lembrei-me que seria uma boa ideia juntar este doce rápido a um bolo de limão e mais não digo.


Este é o meu bolo para celebrar o World Baking Day que se realiza hoje, espero que vos sirva de inspiração para irem até à cozinha celebrar este dia. Um obrigado à Vaqueiro pelos ingredientes especiais.


Bom domingo com muitos bolos.


Ingredientes
250g de iogurte natural (2 iogurtes)
125g de manteiga liquida Vaqueiro
200g de açúcar de coco
4 ovos
300g de farinha sem fermento
1 colher de sopa de fermento para bolos
raspa e sumo de um limão
125g de mirtilos frescos ou congelados
80g de açúcar de coco

Comece por fazer o doce dos mirtilos, num tacho ou robot de cozinha adicione os mirtilos (usei frescos), o açúcar de coco e leve ao lume até os mirtilos ficarem quase desfeitos. Coloque o preparado na 123 e pique até ficar um néctar a gosto, leve ao lume mais uns 2 minutos e reserve.


Numa batedeira comece por bater a manteiga com o açúcar até obter um creme. Adicione os iogurtes e os ovos (1 a 1) sem deixar de bater, adicione a raspa e o sumo do limão e por fim a farinha e o fermento peneirados.

Unte uma forma com manteiga liquida e polvilhe com açúcar de coco, coloque a massa (por camas alternando com o doce) e leve ao forno 45 minutos a 180º ou até o teste do palito dar positivo.


14 comentários:

  1. O bolo ficou lindo!! Adoro essa combinação de sabores, perfeito :)
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  2. Essa menina que te deu a máquina fica muito feliz por saber que a usas tanto e tão bem. Mortinha por um post dos teus fabulosos iogurtes.
    Eu sou como tu, eu gosto assim dos bolos secos, "simples", sem grandes coberturas. Acompanhado de um chá faz-me vibrar! Adorei a tua sugestão. És inconfundível! beijoquinhas

    ResponderEliminar
  3. Óptima e deliciosa sugestão :)
    Feliz Domingo!
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Adorei esse bolo ficou com um aspecto delicioso

    ResponderEliminar
  5. Os bolos de iogurte também estão no top cá em casa. Top também foi este teu momento de inspiração de lhe juntar o doce de mirtilos :)

    ResponderEliminar
  6. Que coisinha mais bonita Marmita!!!! Yuuumi....
    Eu desta vez tambem celebro o World Baking day!

    Um beijinho e um abraço à española! :)

    ResponderEliminar
  7. que belo bolinho!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Este bolo é a minha cara!! Ficou com um aspecto delicioso, que bom :)

    Beijinhos e Happy World Baking Day :)

    ResponderEliminar
  9. Ficou bem apetitoso!
    Hoje há bolos para todos os gostos!

    ResponderEliminar
  10. Nunca experimentei essa combinação de sabores, que me parece perfeita. Deve ser delicioso!

    ResponderEliminar
  11. também prefiro bolos simples, uma fatia de bolo de iogurte ou de limão e estou contente :))
    vou imaginar que aquela fatia é para mim!!!

    ResponderEliminar
  12. Adorei este bolinho simples! Óptima sugestão com esse docinho!
    O meu bolinho de hoje, não foi de limão, mas de lima. A seguir ao chocolate, quem ganha nos bolinhos cá de casa é o limão ou a lima!
    Bjinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  13. Sou fã dos iogurtes caseiros e já deixei de publicar de receitas no blogue porque ultimamente tenho repetido aquilo que já publiquei. A ver se me inspiro para testar novas receitas.
    E claro, bolo de limão, assim com receita da nossa infância de adolescência? Quero uma fatia gigante, ah pois, que sou uma mulher de sustento :D

    ResponderEliminar
  14. Olá Marmita,
    Eu acho que sou das que apanhou com overdose de bolos de iogurte e por isso tendo a não fazer nunca. A minha mãe só fazia bolos de iogurte e laranja, sendo eu a louquinha dos citrinos, o de laranja ainda está no top, mas os de iogurte, confesso que enjoei mesmo.
    Ora, dito isto, acho que esta tua versão, com esta cor e o açúcar de coco, é capaz de me fazer mudar de ideia e voltar a sentir tentada por bolos de iogurte e com essa calda ou doce de mirtilos em cima ou ao lado, bem então é que não escapava mesmo!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar