Tortas de aceite - Biscoitos de azeite Espanhóis

Lá vou eu bater novamente na mesma tecla, Jamie, Jamie... Eu sei que já me torno aborrecida mas não consigo evitar, é mais forte do que eu, acreditem!

Hoje trago uns biscoitos que provavelmente muitos de vocês desconhecem. Alguns anos atrás numa das minhas infinitas idas a Sevilha, enquanto dava um passeio, encontrei uma pastelaria toda catita e descobri estes biscoitos. Fiquei completamente rendida ao crocante e ao perfume a azeite destas pequenas maravilhas tanto, que cada vez que lá vou trago sempre um pacote para nós e para a minha mãe. 

São umas bolachinhas com um toque a anis e super estaladiças, nesta receita não usei anis e nem sementes de sesamo como eles costumam usar, mas acreditem que o sabor está muito aproximado ao original.  Usei antes umas sementes de aneto que comprei num supermercado Indiano, no entanto o Jamie na receita original usa sementes de funcho (eu confesso que enjoei).

Retirei esta receita do que para mim é o melhor livro do Jamie Oliver, o Jamie does.. Por cá não há tradução do livro, mas houve o programa de televisão que era fantástico. Dá uma vontade de partir à descoberta de todos os países que ele nos mostra, eu confesso que já fiz férias muito às custas deste livro. 

Esta receita como o nome indica foi retirada da secção de Espanha, tinha-a marcado há muito tempo, hoje é o dia de a mostrar a todos vocês. Por isso, se quiserem viajar comigo até à bonita Espanha, sigam esta receita sem sair da vossa cozinha e vão sentir o que eu estou a dizer.


Ingredientes: 12 biscoitos

300g de farinha sem fermento
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de funcho (usei aneto)
100ml de azeite extra virgem
150ml de água (quente)
3 colheres de sopa de açúcar mascavado (usei cristais)
(7g) 1 pacote de fermento para pão 
1 clara de ovo

Pré aqueça o forno a 230º. 

Misture a farinha, o sal e as sementes de aneto numa taça. 


Em outra taça, adicione os 100 ml de azeite com, os 150ml de água morna, o açúcar, o sal e o fermento. Mexa até o açúcar derreter e reserve por uns minutos.

Faça um pequeno buraco no centro da farinha e suavemente vá adicionando a mistura do azeite. Com a ajuda de um garfo, misture de fora para dentro até interligar tudo muito bem,  quando sentir que já está ligado use as mãos até a massa ficar fofa.


Unte 2 tabuleiros com azeite, e salpique com mais um pouco de açúcar.

Numa bancada adicione com um pouco de farinha, divida a massa em 12 partes iguais. Dessas partes faça pequenas bolas e com ajuda do rolo da massa, estique os pequenos círculos até atingirem cerca de 10 cm de diâmetro - eu fiz os meus a olho, adoro o aspecto rústico nestes biscoitos.


Coloque os 12 biscoitos nos tabuleiros, previamente untados com azeite e açúcar, um a um pincele com clara de ovo a superfície e finalize com mais um pouco de açúcar. 

Leve ao forno por 10/12 minutos ou até ficarem dourados e estaladiços.

Retire do tabuleiro, deixe arrefecer  numa rede e Happy days!


15 comentários:

  1. adorei!!! devem ficar maravilhosas!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Gostei sim e muito e vou com certeza viajar até Espanha, pois fiquei muito tentada a testá-los.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Estou como tu, também acho que ele abusa das sementes de funcho e são muito intensas. Seja como for adorei aqui a tua versão e tenho absoluta certeza que devem ser uma delícia :)
    Beijinhos enormes

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha de biscoitos, adoro o seu aspecto rústico e o sabor do azeite :)
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  5. ummmm buenisimas¡¡¡ besos

    ResponderEliminar
  6. Happy days it is!
    Fiquei com vontade de comer mais do que um destes biscoitos, com o aneto e o azeite, que maravilha. Isto são horas do lanche e já marchavam.
    Gosto muito desse livro do Jamie. Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Marmita does :)) and does it well!

    ResponderEliminar
  8. me encantam estas galletas :P hehe gosto muito muito gorda como sou iam já umas quantas hehe adoro a tua escolha de ingredientes :) sempre original e saborosa :) beijos mil*

    ResponderEliminar
  9. There's no such thing as too much Jaimezito! ;)

    Este livro é também um dos meu favoritos, assim a par com o Jamie at Home... E sim apetece segui-lo de imediato por aqueles países e gastronomias. Quanto aos biscoitos de aceite, nunca provei. O que será reparado num futuro muito próximo.

    Uma beijoca*

    ResponderEliminar
  10. Devem ser tão saborosas.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar
  11. Que delicioso biscoitos que ficaram,...
    Bom fim de semana,...
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  12. Ai que lindas! Adoro as tortas de acete e trago literalmente carradas delas na mala (à boa maneira emigrante). Nunca tinha pensado em fazer, mas agora vou experimentar. E já vi que partilhamos o mesmo sentimento por Espanha :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Eram óptimas para o meu intervalo da manhã. Fora as tostas integrais, venham os biscoitos de azeite ;-) e viva o Jamie!
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  14. Que receita maravilhosa Marmita! Não sou de fazer doces mas fiquei mesmo com vontade!! Beijinho

    ResponderEliminar