Bolo de maçã e canela

Desde que comecei este blog em 2009, noto uma grande diferença no que toca à venda de produtos saudáveis. Nos últimos 2 anos tem sido um tema muito falado, ora há livros, nutricionistas famosos, blogs, Facebook e Instagram, todos eles com informação sobre o que realmente é bom ou não para a nossa saúde e perder peso de uma maneira saudável. Sou sincera, que há alturas em que não sei para onde me virar, muitas vezes, até sinto dificuldade em perceber o que é mesmo correcto ou até verdadeiro. Já disse isto muitas vezes na brincadeira, mas era bom termos uma espécie de Bíblia, onde cada vez que tivéssemos uma dúvida, bastava consultar e pronto.

Tentamos não comer mal cá por casa, fazemos muitos legumes, muitas saladas (porque adoramos). Nunca fritamos nada (deixamos essas coisas para as idas ao restaurante) e evitamos comprar sumos de pacote, porque na realidade até gostamos mais dos naturais, feitos na hora. Mas nunca conseguiria cortar em certas coisas, o pão por exemplo - ADORO, Também um bolinho aos domingos ou umas bolachas, sejam elas doces ou salgadas... e os meus suspiros/pavlovas/tudo o que leve claras e açúcar, são a minha perdição. Admiro muito quem corte no açúcar ou nos hidratos de carbono e consiga fazer uma alimentação sem grandes exageros. Mas eu, sou uma pecadora por natureza e custa-me muito privar destes pequenos pecados mesmo, que só de vez enquanto.

Comprei este livro por curiosidade, um pouco para perceber como se fazem bolos sem glúten, já o tenho algum tempo e gosto muito desta receita em particular. Se é saudável? Não sei, eu gostei e como o tempo anda assim a "modos" para o castanho/acinzentado/ora chove/ora faz sol. Decidi que era uma boa altura para o partilhar com todos vocês.


Ingredientes:
240g de farinha sem glúten (eu como não tinha usei integral)
1/2 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de sal fino
475ml de puré de maçã cozida
120ml de xarope de beterraba/mel ou outro adoçante que goste.
80ml de leite
75 g de arandos secos

Pré aqueça o forno a 180º.

Junte a farinha com o fermento numa taça, adicione o sal, a canela e misture tudo com as mãos. Depois de bem misturado, abra um buraco no meio da massa (onde mais tarde vai colocar os ingredientes líquidos) e reserve.

Numa taça junte o puré de maçã (pode usar sumo de maçã, mas eu como tinha cá muitas maçãs acabei por fazer o puré, guardei parte do puré, para fazer uns iogurtes e o restante foi para o bolo, não usei açúcar). Misture com o xarope de beterraba ou adoçante, o leite e junte aos ingredientes secos pouco a pouco, sem parar de mexer e por fim adicione os arandos secos.

Forre uma forma para bolos de 22/23cm com manteiga e farinha (vai ficar uma mistura muito húmida, no livro até dizem que não é necessário forrar, mas eu como sou teimosa, forrei) e leve ao forno durante 40 minutos, ou até que o teste do palito esteja ok. Caso sinta que o bolo está a queimar um pouco e ainda não está cozido na totalidade, cobre com papel alumínio até cozer e não queimar demasiado a parte de cima.


Que tenham uma boa semana, com ou sem açúcar refinado :)

Receita retirada do livro: The Gluten-Free Baker

18 comentários:

  1. Está o máximo esse teu bolo, bem apetitoso e óptimo para este dia de chuva :)

    ResponderEliminar
  2. Como sabes, eu lá me vou mantendo no meu sugar-free mas sem exageros. Se me apetece comer um doce, como e pronto. A verdade é que me apetece cada vez menos, mas acho que nunca vou conseguir ficar totalmente sugar-free porque também não me apetece. Hoje em dia temos tanta informação que realmente é complicado saber para que lado nos havemos de virar, saber o que é certo ou errado. Por isso é que acho o melhor é comer de tudo com conta peso e medida. E se em determinadas coisas devemos abusar, como é o caso dos legumes, já noutra devemos ter muita contenção e deixá-las apenas para as ocasiões especiais, como é o caso dos doces.
    Mas gostei deste deste bolo com puré de maçã e xarope de beterraba, em breve hei-de experimentar (sim, porque tb mereço um docinho de quando em vez, lol)

    ResponderEliminar
  3. Ah, e só agora é que reparei que abandonaste as malaguetas e tens trapitos novos para o blogue :)

    ResponderEliminar
  4. Hum tem um ar super apetitoso. Também não consigo prescindir de um docinho aos fins-de-semana. :)

    http://colorscanspeak.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  5. Bem dito Marmita! Como deves ter reparado tb faço parte do teu grupo das pecadoras, mas pronto por vezes lá tento atenuar a coisa :D
    Olha... só uma curiosidade, dizes que o teu bolo é sem glúten, mas na receita usas farinha integral... Como pode ser isso? :P

    ResponderEliminar
  6. Maça e canela é uma combinação que adoro
    O bolo ficou lindo...lindo e imagino que uma delicia
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Adorei as fotos, e o bolo parece uma delicia! Realmente uma alimentação mais saudável é bem difícil, ainda bem que hoje já encontramos muita coisa boa no mercado né?

    ResponderEliminar
  8. lindo bolinho!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Ah como eu gostava de poder dizer que não faço fritos em casa!!!
    Mas há o pequeno "problema" dos rissóis e croquetes que trago da minha mãe! Estas delícias que me servem para um jantar em modo pouco tempo para...
    Este bolinho tornou-se uma tentação... vou cuscar o livro! Até porque tenho mesmo que começar a reduzir o número das calças, senão!!!!
    Mas não me tirem os meus croquetes :-)
    Beijitos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  10. Marmita....sou um pouco como tu :) Tenho de pecar de vez em quando e tento equilibrar com uma alimentação mais saudável, à base de frutas e vegetais e sobretudo sem fritos e sem sumos e refrigerantes de compra.
    Gosto de fazer bolinhos saudáveis e este com maçã e canela só pode ser delicioso. Também já fiz um bolo sem ovos e gostei muito do aspecto.
    Bjinhoos doces

    ResponderEliminar
  11. Também sou como tu, não faço fritos, para desgosto da minha filha que adora, tento fazer comida saudável, mas depois peco nos doces...ai que vicio, eu que nem era gulosa, acho que com o avançar da idade me estou a tornar, mas enfim.... agora o que comia mesmo era uma fatia desse teu bolinho, ai comia, comia.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. hmmmm esta receita parece-me tão interessante!

    A.
    http://ohh-hello.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Este post diz-me mesmo muito... Já tanto se mudou e se vai mudando cá por casa no que diz respeito à alimentação. Mas existem pecadinhos que nunca se conseguem suprimir, faz-se é isto, melhorando a base dos pratos principais. E volta e meia um docinho mais ou menos "maldoso" que também é preciso. ;)
    Este bolo está tão bonito e baixinho. Adoro bolos baixos :)

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  14. Eu tenho dias de pecadora e dias em que me porto bem :) gosto acima de tudo de poder apreciar as coisas boas sem ficar com culpa. Claro que não são todos os dias, mas de vez em quando gosot de uma coisa cheia de pecado. E adoro fazer um bolinho ao domingo! E tento que cada vez sejam mais saudáveis isso sim. Adoro juntar puré de maçã aos bolos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. e eu não tinha comentado este bolinho??? com maçã e canela que amo de paixão? pois, eu tento ser td free mas dps não resisto a algumas coisas que não devo. aiiiiii

    ResponderEliminar
  16. Acreditas que tenho andado à procura desse livro (pois acho que o tenho, lol) e não o encontro?
    Tenho mesmo de pôr o meu homem a fazer-me uma estante como deve ser para pôr os livros todos juntos, ou... parar de comprar livros..., o que será como deixar a cocaína... nãaaa, o melhor é mesmo a estante...
    Adoro o aspecto do bolo e em relação aos ingredientes e comida saudável, digo sempre e é o meu mote que no equilíbrio está o segredo e conseguiria lá eu viver sem pão e manteiga? No way!!!
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  17. Catarina fernanda4.11.16

    Posso substituir a farinha sem glutem por farinha de aveia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina, Eu não testei mas penso que tem tudo para dar certo é uma questão de tentares, depois diz qualquer coisa. beijo

      Eliminar