Bolo de noz e cacau

Hoje trago-vos umas imagens um pouco diferentes do habitual, aliadas a uma receita de um bolo com cheiro a Natal. 

As imagens foram de um fim-de-semana que passei na bonita cidade de Coimbra a convite do Hotel Tryp Coimbra. Gostei tanto do que vi, que era impossível não partilhar com todos vocês. Foram dois dias muito agradáveis, onde participei num workshop de maquilhagem, outro de sushi e um jantar de degustação fantástico, tudo isto sem sair do hotel e muitíssimo bem organizado. À noite levaram-nos aos fados ao centro da cidade (o meu marido delirou), o ambiente foi fantástico e gostei bastante de perceber a diferença que existe entre o fado de Coimbra e o Lisboeta que tanto estou habituada a ouvir. A minha sogra nasceu em Coimbra e sempre me disse que as pessoas da sua terra sabem receber muito bem quem por lá passa e eu confirmo. 

No dia seguinte, fomos visitar a Universidade de Coimbra que tem uma biblioteca de cortar a respiração, com morcegos que aparecem durante a noite e tudo, espectacular! Fiquei fascinada com as coisas tão bonitas que temos neste país e que muitos de nós desconhecemos.

Queria agradecer mais uma vez ao Tryp Coimbra por este fim-de-semana fantástico e também a todas as bloggers que partilharam esta experiência comigo, é tão bom rever pessoas de quem gostamos e passar um fim-de-semana a rir do inicio ao fim.






Tinha esta receita há mais de 3 anos apontada num caderno, já a fiz várias vezes e gosto sempre de adicionar umas especiarias à receita original. Mesmo sem saber a fonte, dou os meus parabéns a quem a criou que é muito boa e é óptima para esta altura do ano, deixa a cozinha com um perfume fantástico e que me faz lembrar que o Natal está bem próximo.

Ingredientes: (4 pessoas)
3 ovos
125grs de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de margarina liquida 
125ml de leite meio gordo
250 grs de farinha integral
1 colher de sopa de fermento
2 colheres de sopa de cacau em pó
3 colheres de sopa de nozes 

Especiarias: (opcional)
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de canela
1/2 colher de açafrão
2 sementes de cardamomo esmagadas (verde ou preto)
1 pitada de sal

Na batedeira coloque a manteiga com o açúcar, bata até ficar um creme branco e brilhante, adicione os ovos um a um, sem deixar de bater, até ficar um creme bem leve e adicione o leite ao preparado.


Peneire a farinha, o fermento e a pitada do sal, parta as nozes grosseiramente ou como preferir, eu como gosto de encontrar pedacinhos dentro do bolo deixei alguns pedaços grandes. De seguida, junte a farinha à batedeira e bata um pouco mais. Desligue e junte o cacau e as especiarias, as nozes e os flocos que ficaram na rede enquanto peneirava a farinha e mexa ligeiramente só para se unirem os ingredientes por toda a massa.



Leve ao forno a 180º durante 45 minutos ou até o teste do palito dar positivo. Este bolo fica um bolo pequeno, caso queira maior basta duplicar os ingredientes. Eu por graça fiz o bolo numa forma de pudim antiga que a minha mãe me deu, ficou com um aspecto super amoroso por ser pequenino.




Até para a semana que o tempo passa a correr!

10 comentários:

  1. Ai!!!! já tenho saudades dos meus marmitos <3 foi um fds tão mas tão bom que só de ler e ver estas fotos só me apetece voltar.
    Coimbra tem agora para mim novas memórias :) e das boas*** do bolo nem falo porque já sabes que bolos é comigo :P

    ResponderEliminar
  2. Adorei a foto da Biblioteca da Univ. de Coimbra... Que saudades, tenho que lá voltar :) ! Boa semana! Bj.

    ResponderEliminar
  3. Que bolinho lindo!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Morcegos na biblioteca? Amei! Tive imensa pena mas no dia em que fui à universidade a biblioteca não estava aberta ao publico. Mas claro que vou a coimbra imensas vezes portanto não terei dificuldade nenhuma em conseguir visitar a biblio :)
    Bolo de noz e cacau parece-me uma excelente ideia. Mesmo!

    ResponderEliminar
  5. Estive me Coimbra pela primeira vez este Verão e adorei :)

    Vem fazer parte da inciativa "Blogger Christmas Wish - Solidariedade" http://missindigo.blogspot.pt/2014/12/blogger-christmas-wish-solidariedade.html

    ResponderEliminar
  6. Lindo e mais uma receita para testar a minha ementa de Natal :*

    ResponderEliminar
  7. Que post tão giro :)
    Pois essa biblioteca não é a biblioteca dos alunos! Essa é fora da porta férrea! Fui a essa quando era pequenina com a escola e depois já lá fui outra vez! Mas é tão bonita :)
    Estiveram a dormir mesmo pertinho de mim! 5 min a pé e tinha-vos ido visitar :) Fica para uma próxima! Quando voltarem a Coimbra é só avisar!
    O bolo está lindo, adoro com tanta especiaria boa!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Adoro essa biblioteca!
    E para bolinhos estou cá eu hehe, adoro cacau, nozes e especiarias, que bom.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Essa biblioteca, uaaau! Sabias que a biblioteca do Convento de Mafra também tem morcegos à noite? ihih, é bem pertinho de mim e é muito bonito! Tens de visitar, se ainda não o fizeste.
    Visitei o teu blog e já fiquei a adorar! Vou experimentar essa receita do bolo com um aspecto divinal, e ficar aqui pelo blog à espera de novos posts bonitos! :)

    ResponderEliminar
  10. Visitei Coimbra muito, pois a minha irmã estudou lá e tive o privilégio de ver e conhecer a cidade, a Universidade e arredores, através dos olhos de alguém que lá viveu 5 anos que diz terem sido os melhores, mais felizes e divertidos.
    O teu bolo é algo de fabuloso e imagino o aroma que saia do forno...
    Bjs

    ResponderEliminar