Ovos com espinafres


Tenho hábito de me levantar sempre bastante cedo, acho que poucas foram as vezes em que acordei depois das 11 horas nos últimos 10 anos, mesmo que faça uma noitada o meu corpo já está de tal maneira habituado que chega à hora do pequeno-almoço, dá de si. 

Normalmente ao pequeno-almoço gosto de comer coisas leves e nunca um prato como este. Isto para vos mostrar que esta receita é o que em Istambul se chama um pequeno almoço normal, a receita foi retirada deste livro, que depois de o desfolhar ficamos com uma vontade enorme de ir apanhar um avião até à Turquia.

Como cá por casa vivo com uma pessoa que ainda acorda mais cedo que eu, esta receita saltou do pequeno-almoço directa para um almoço de sábado, acompanhada de um peixe grelhado. Juntei-lhe o crème fraîche porque adoramos e eu acho que combina sempre muito bem com legumes quentes.

Acredito que para quem faça brunchs, esta seja uma boa opção, apesar de levar muitos espinafres acho que até acabou por ficar um prato bem leve, acompanhada com os ovos ainda mornos fica uma perdição.

E com mais um país, que calculo que seja muito bonito, trago mais uma bela panela Le creuset.

Uma boa semana para todos!

Ingredientes: (2 pessoas)
2 colheres de sopa de manteiga liquida
1 colher de sopa de azeite
1 cebola média
450g de espinafres
3 ovos
sal (usei de carvão preto)
mostarda em grão moída
1 colher de crème fraîche light

Numa caçarola, derreta a manteiga e o azeite e lume médio e saltei a cebola laminada durante uns 5 minutos, ou até finar translúcida. Acrescente os espinafres (eu usei biológicos mas só as folhas) cortados grosseiramente e deixe cozinhar, sem deixar de mexer até que estes fiquem pela metade do tamanho, são uns 10-12 minutos. Tempere com sal e a mostarda em grão.


Faça 3 pequenos buracos nos espinafres e cuidadosamente parta os ovos em cada um dos buracos. Coloque a tampa do tacho e deixe cozinhar ate que os ovos fiquem do vosso gosto, eu gosto deles um pouco crus, para que a gema se desfaça ao momento do nosso toque.

Sirva com o crème fraîche, vai ficar super leve e contrasta na perfeição com o sabor do espinafre, acreditem que vai fazer toda a diferença. 

12 comentários:

  1. Que bom aspecto.
    Adoro ovos e espinafres por isso deve ser um manjar dos deuses.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/chili-minha-moda.html

    ResponderEliminar
  2. Tão bom, com essas fotos apetece mesmo roubar um pouco! :D
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  3. Que receita maravilhosa! Fiquei aqui a salivar, apesar das horas e mesmo não sendo doce o meu estômago acaba de despertar. Acho que vou experimentar isto no meu pequeno almoço de amanhã. Só não tenho esse sal estranho que usas (isso existe mesmo?!!) :)
    Receita top, fotos fantásticas. :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Bela receita!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Uma receita e fotos fantásticas, como sempre, e que nos deixa a salivar....

    ResponderEliminar
  6. Olá Marmita,
    Ainda no outro dia escrevi, acho que no blogue da Naida, que adoro comida de pequeno almoço ao almoço.
    Não sou de comer de manhã, a não ser uma peça de fruta ou um batido daqueles que tu não gostas, mas ao almoço, esta comidinha sabe tão bem!!!
    Adoro a combinação. Aliás, é das minhas favoritas.
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  7. pensava que tinha comentado. é que adoroooo este tipo de pequenos-almoços (ao almoço como a Lia hehe) faço muito ovos escalfados em tomate (na época deles) e estes com espinafres parecem me perfeitos:) olha, e sempre queres viajar comigo? :P

    ResponderEliminar
  8. Esta receita é mesmo perfeita para um dos meus brunchs de fim de semana! Sim, porque ainda não sou rica para poder brunchar durante a semana (e não trabalhar, claro!)

    ResponderEliminar
  9. Tão apetitoso. Perfeito para o brunch de fim-de-semana.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  10. Bem as fotos estão lindas e está tão mas tão apetitoso...ia adorar pois é mesmo destas refeições que eu gosto!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  11. Ah eu não sou de acordar tarde mas de dormir bem e muito, e acordar e ter um pequeno-almoço à maneira é das melhores coisas. Este comia ao almoço, sem dúvida. Belíssimas fotos, como sempre. Há muito tempo que não te vejo, Sandra. Beijos

    ResponderEliminar