Canelés de Bordéus


Se há coisa que eu adoro no novo livro da Mimi Thorisson é a falta de pressa das receitas, são receitas que levam o seu tempo e alguma dedicação extra. Gosto muito de cozinha prática, principalmente durante a semana, mas ao fim de semana gosto de ter o meu tempinho e ficar umas horas sozinha na minha cozinha a fazer receitas mais demoradas. Foi o que aconteceu nesta receita que fiz há semanas, levou 1 hora e 30 minutos, mas acreditem que vale muito a pena, o resultado é fantástico e a receita acaba por ser muito fácil de confeccionar só é um pouco demorada.

Na receita de hoje a massa tem de repousar 24 horas no frigorífico, no entanto, este fim de semana fiz novamente esta receita com apenas 12 horas de repouso e achei o resultado final igual, por isso fica ao vosso critério o tempo de repouso.



No sul de França não há pastelaria que não venda estes bolinhos, provei-os pela primeira vez num agosto com um calor infernal e levei-os para a praia, confesso que os achei demasiado doces e até comentei com o meu marido que os Franceses se deviam dedicar apenas a fazer bolos de massa folhada, que aí sim, são os melhores. Voltei a provar noutra altura do ano e já gostei muito mais. Mas na minha opinião, esta receita supera qualquer um dos canelés que comi anteriormente, por ser menos doce e muito mais fofa.
Renderam 16 bolinhos, quem os provou sem conhecer os originais, disse que lhes fazia lembrar a massa dos pasteis de nata.

Caso queiram fazer e não tenham as formas originais, podem fazer numa qualquer forma de silicone porque o resultado é muito próximo, eu já testei em formas de muffins e fica com a textura igual. Se tiverem curiosidade em provar estes bolinhos, aqui vai a receita.

Caso queiram comprar as formas originais, existem à venda nas lojas DeBorla - foi lá onde comprei as minhas.

Ingredientes: (16 unidades)
500ml de leite
1 vagem de baunilha
200g de açúcar branco
120g de farinha de trigo (sem fermento)
3 gemas de ovos L (à temperatura ambiente)
30g de manteiga
60 ml de rum

Numa caçarola média, adicione o leite com as sementes da baunilha e deixe ferver. Retire do lume deixe arrefecer 5 minutos e transfira para uma taça.

Junte à taça o açúcar e a farinha, mexa tudo muito bem com a vara de arames até ficar uma massa homogénea, adicione as gemas, uma a uma e volte a bater (nesta fase eu transferi para a batedeira - velocidade 1). Junte a manteiga, por fim, o rum e bata tudo novamente até ficar cremoso. A massa deverá ficar com a consistência similar à massa dos crepes manteiga, não muito liquida nem muito grossa. 

Reserve no frigorífico durante 24 horas ou 12 horas, tapado com uma película aderente.


Pré-aqueça o forno a 230º.

Coloque a massa nos moldes (eu usei de silicone) por isso, não tive de os untar com manteiga.

Cozinhe durante 5 minutos, baixe a temperatura para os 180º e cozinhe por aproximadamente 50 minutos ou até os canelés ficarem bem dourados. 

Deixe arrefecer nos moldes durante 5 minutos e transfira para uma rede até ficarem mornos.

Et voilà!

16 comentários:

  1. Eu ando a sonhar com estes bolinhos, mas nao encontro as formas nem no amazon! Onde compraste as tuas? diz-me!! "I wantsssss them!!!"
    As tuas fotografias estao tao tao lindas!
    E por favor nao te preocupes com comentares os meus posts!! A sério!! Entao que palermice!
    beijinhos beijinhos beijinhos

    ResponderEliminar
  2. As fotos são maravilhosas! Não conheço essas pequenas doçuras, mas devem ser divinais!

    ResponderEliminar
  3. Que lindos!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Bolinhos pequeninos de enfiar de uma vez na boca... é mesmo a "minha boca"! :-)
    No tempo em que passeei no Sul de França, não ligava nenhuma a comida... era mais outras "paisagens", Biarritz, os castelos, as flores, adorei! Agora tudo seria diferente ;-)
    Bolinhos bons
    Beijinhos
    C

    ResponderEliminar
  5. As mãos do Marmito tem sido umas verdadeiras estrelas, juntamente com as receitas. Olha, gostei destas canelés, quem sabe não as faço para o meu aniversário! Ainda não comprei o livro da Mimi, estava à espera que alguma alma caridosa mo oferecesse de prenda de anos. Mas se isso não acontecer, lá vou ter que abrir os cordões à bolsa, que remédio!

    ResponderEliminar
  6. Mas que excelente aspecto, maravilha!

    ResponderEliminar
  7. Adorei o aspecto.
    Fiquei curiosa e com vontade de comer um.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/preparar-o-dia-dos-namorados-2-legumes.html

    ResponderEliminar
  8. Ah como eu adoro cannelés...já fiz uma vez e amei...aquele tempo todo no frigorífico vale mesmo a pena! A ver se arranjo aquelas formas originais em cobre.
    Ficaram sublimes os teus, estou a suspirar por um ♥
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  9. Lindos, como sempre! :-) E que vontade de comer um!!!
    Mas... são bolinhos para gulosos pacientes! :-)
    Bjs,
    Ana

    ResponderEliminar
  10. fiquei a suspirar com essas fotos!

    ResponderEliminar
  11. Penso que foi num livro da Rachel Khoo que vi uma receita semelhante, na qual fiquei de olho.
    Face a este feedback vou rever ;)
    O interior está brutal e as imagens fantásticas!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Ai Marmita...,
    estes canelés fazem-me sempre suspirar, pois vejo-os em livros e quero sempre fazê-los mas quero fazê-los nas formas originais e caneladas, que não consigo encontrar em lado nenhum e por isso ainda não passaram pela minha cozinha, mas esse problema vai ser resolvido muito em breve e lá para Abril estarei a estrear-me na arte de caneléar, lol!!
    Amei estes teus, pois têm um aspecto fofo e que apetece, não simplesmente trincar, mas meter logo um inteiro à boca. Quanto á Mimi e ao seu livro maravilhoso, bem sabes a minha opinião que é, de resto, coincidente com a tua.
    Um beijinho e resto de óptima semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  13. Tenho esta receita para fazer do livro da Rachel já à tanto tempo. Lembro-me sempre de ti sua francesa cenas :P agora tenho a desculpa perfeita para ser gorda :P beijunfas

    ResponderEliminar
  14. esses caneles estão maravilhosos, dignos de uma montra de uma pastelaria francesa

    ResponderEliminar
  15. Que bolinhos fofinhos.
    Eu experimentei fazer os da Rachel mas numas outras formas, e apesar de não ficarem com esse formato, ficaram muito bons.
    Tenho de ver se arranjo as forminhas próprias, ficaram lindos!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Ai que delícia!! Tenho de passar no De Borla para ver destas forminhas com urgência, a receita já ficou guardada...
    As tuas fotografias são LINDAS!
    Bjos
    Mª João

    ResponderEliminar