Coroas de queijo creme e tomate seco





Há semanas que custam a passar e esta está a ser uma semana assim. Acordo todos os dias a pensar que já é sexta-feira e até forças perdi para vir até aqui. Mas como tudo na vida se resolve e com um bocadinho de força de vontade quase tudo se consegue, aqui estou eu, agora sim com a semana quase no fim para vos deixar mais uma receita. 
Trago umas coroas que vi no novo livro da Rachel Khoo, um livro muito bom que me surpreendeu pela positiva, apesar de ser fan desta autora e ter adorado os seus dois primeiros livros com influências Francesas, este também está muito bem conseguido. É uma espécie de notebook das viagens que ela tem feito por vários continentes.

Estas coroas apesar de serem ligeiramente diferentes das originais - ela usa limão e funcho numa versão mais Sueca, eu fiz uma versão mais Italiana com tomate seco que trouxe de Florença que estava quase acabar o prazo e ervas aromáticas secas que tinha cá por casa.

Espero que gostem, nós cá em casa adorámos. Imagino estas coroas com um recheio doce e calculo que fique muito bem, mas como cá por casa somos mais de salgados, optei por esta versão.

Um bom fim de semana para todos.




Ingredientes: 22/24 coroas
250 ml de leite morno
75g de açúcar branco
1/2 colher de chá de sal
2 ovos batidos
2 colheres de chá de fermento Fermipan para pão 
500g de farinha de trigo sem fermento
200g de queijo creme Cool da Saloio
100g de tomate seco
2 colheres de sopa de oregãos secos
1 colher de sopa de cebolinho

Misture o leite, o açúcar, o sal, a manteiga, 1 ovo e o fermento numa batedeira com a pá própria para amassar pão. Quando misturado, adicione a farinha em duas vezes. Amasse por 10 minutos estar bem unido e caso necessário, acrescente mais farinha. Quando a massa ficar elástica, forme uma bola com as mãos. Cubra com um pano limpo e húmido e reserve num local ameno por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho. Polvilhe a superfície de trabalho com farinha.

Divida a massa em duas bolas. Estique uma bola com o rolo da massa até formar um rectângulo com cerca de 40cm x 35 centímetros e cerca de 5 mm de espessura. Espalhe metade do creme de queijo no topo, em seguida, polvilhe com metade com o tomate seco e partido grosseiramente, e polvilhe com oregãos ou cebolinho.

Dobre a massa em terços, na horizontal, levantando primeiro um terço da massa para o meio, depois de dobre a terceira parte superior para baixo de modo que fique alinhado com a extremidade inferior da massa de pão, um pouco como um envelope.


Corte a massa em tiras com cerca de 3cm de largura usando um cortador de pizza ou uma faca afiada, em seguida, corte cada tira ao meio com 2cm a partir do topo, como se fosse fazer umas calças. Torça cada "perna" ou tira,  e depois torça ambas as tiras juntas e enrole em forma de coroa, prendendo as extremidades com os dedos (veja as imagens). Coloque numa tabuleiro forrado, pincele com o ovo batido e deixe repousar por cerca de 30 minutos. Enquanto repousa, faça o mesmo processo à segunda bola.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 220°. Pincele novamente as coroas com mais ovo batido, polvilhe com os oregãos ou cebolinho e leve ao forno por 15-20 minutos, até ficarem dourados 

Coloque numa grelha para arrefecer um pouco ou se for como eu, prove ainda morninho que é bem bom.

16 comentários:

  1. Eu vi no insta e fiquei a salivar de tão bonitas e apelativas que estão :)

    ResponderEliminar
  2. Há alturas assim na nossa vida. Mas há que dar a volta e dedicar algum tempinho ao que nos faz feliz :)
    Estas coroas ficaram lindas! E certamente devem ser uma delícia.
    Beijinhos* (força o fds está quase aí! :))
    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Há dias assim e como isso acontece muitas vezes :)
    Estas coroas de queijo, ficaram fantásticas!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Ás vezes temos alturas complicadas que nos tornam com menos vontade de fazer as coisas, mas como tudo o que começa também acaba, temos de dar a volta por cima!
    Estas coroas estão fantásticas!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Vá, ânimos que amanhã já é sexta :)
    Tão lindas as tuas coroas (e as fotos)...e o os sabores italianos são totalmente do meu agrado, portanto aprovadíssimo! (mesmo sem provar)
    Um beijinho doce ♥



    ResponderEliminar
  6. Há semanas assim, mas o bom é que passam (ainda que mais lentas na nossa percepção)
    Nunca fiz coroas, nem das doces, mas confesso que agora fiquei com vontade, mas das salgadas; com estas, tão maravilhosas :)
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
  7. Oi,acabei de ver essa delícia no Facebook e corri para cá. ...Está com aspecto maravilhoso, o que com certeza, levantou o teu ânimo. ..Amanhã já é sexta feira, alegre-se! Beijinhos, Katia.

    ResponderEliminar
  8. Ainda bem que arranjas-te força de vontade, pois as tuas Coroas de queijo creme e tomate seco estão magnificas, excelente trabalho fotográfico.Ora aqui está uma ótima ideia para fazer no fim-de-semana. Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Que delicia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/strogonoff-de-almondegas.html

    ResponderEliminar
  10. Ficaram lindas Marmita. Mas eu sou gaja de poucas lavouras, portanto coroas só se as for comer a tua casa, lol!
    Mas sim, concordo com a Rachel, o queijo é qualquer coisa, muito melhor do que chocolate :)

    ResponderEliminar
  11. Que bonitas coroas :P uma optima sugestão para levar na marmita!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. espectacular!!! adorei a receita e o teu twist é delicioso.
    Sim, há semanas assim... recebe o meu abraço apertado, minha linda, para restaurar um pouco as energias. Good vibes for you, girl!

    ResponderEliminar
  13. Ao contrário de ti, a minha semana passou a correr! Por isso é que o mundo é redondo :) Nunca as coisas são iguais para todos.
    Mas a tua sugestão ficou muito a meu gosto, maravilha.

    ResponderEliminar
  14. Epa estas coroas têm um ar de comer e chorar por mais!
    Delicioso.

    x
    www.whenyoudreambig.com

    ResponderEliminar
  15. Pois é Sandra, mas olha, a semana passada já passou e esta também está quase e pensamento positivo e muitas coroas lindas como esta, ajudam a que as semanas mais penosas passem mais rápido.
    ADOREI!! Adorei as coroas, adorei o twist mediterrâneo que lhes deste e adorei o PAP que está super lindo e será de grande ajuda a quem quiser fazer estas maravilhas!
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar