Bolo de banana e chocolate


Mais uma semana que passou e eu por aqui tenho cozinhado pouco, mas quando digo pouco, não te preocupes mãe, porque tenho feito todas as refeição necessárias. Mas confesso que para o blog tenho andado péssima, as razões não são nada de preocupante. O sol fala mais alto aos fins de semana e tudo o que menos me apetece é ficar em casa a fotografar comida. Depois também ando numa fase em que gosto de voltar a comer as coisas que já publiquei, em vez de andar de volta dos livros a testar coisas novas, são fases e como o blog para mim tem sido e sempre será um prazer, se me sinto bem assim, é deixar andar como diz o meu marido.

Hoje trago um bolo que tinha algum tempo nos rascunhos para publicar, a receita foi tirada daqui, um blog Espanhol que adoro e muito tentador para quem gosta de bolos muito bonitos. Mas a primeira imagem que me captou atenção foi no instagram do mesmo blog, vi-a logo pela manhã e fiquei rendida. Como adoro tudo o que leva banana era impossível não a reproduzir. O chocolate já sabem que não é o meu forte, mas queria seguir a receita na integra e no fim até adorei o contraste com o bolo frutado. 

Uma boa semana!



Ingredientes:
326 g de farinha
433 g de açúcar
3 ovos L
3 bananas maduras
357 ml de buttermilk*
7 g de bicarbonato de sódio
4 g sal
7 ml de extracto de baunilha caseiro

Ganache de chocolate:
100 grs de pepitas de chocolate negro da Arcádia
100 grs de nata 

Pré aqueça o forno a 170º e unte uma forma com manteiga e farinha.

Numa tigela, esmague as bananas com ajuda de uma garfo até ficarem em puré. Noutra tigela, peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal e reserve. 

Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar, e bata até obter um creme. Adicione os ovos, um a um sem deixar de bater. Adicione a baunilha, a farinha e o buttermilk*, alternando colher a colher. Comece com a farinha e acabe também com a farinha. Por fim adicione a banana, envolvendo muito bem apenas com uma espátula.
Coloque na forma e leve ao forno por 50 minutos, ou até fazer o teste do palito e o mesmo sair limpo. Retire do forno e deixe repousar numa grelha, ainda na forma durante 10 minutos.



Retire da forma com muito cuidado e deixe arrefecer por completo.

Caso queira fazer o ganache de chocolate, aqueça as natas e lentamente vá colocando os pedaços de chocolate por cima, sem deixar de mexer com a vara de arames até o chocolate derreter por completo.Verta o ganache ainda quente por cima do bolo. 

*Buttermilk: Adicione ao leite e 2 colheres de sopa de sumo de limão e deixe repousar 10 minutos até ficar coalhado.



12 comentários:

  1. Olá Sandra,
    O teu texto inicial poderia ter sido escrito por mim, já que me sinto exactamente como descreves!
    Partilho tudo, até mesmo a vontade de revisitar algumas receitas, de as repetir ou repetir em novas versões, mas sem fotos, sem textos... sem blogue! Fazer, sentar e comer simplesmente.
    No meu caso (acho que tqmbém no teu) o blogue tem mesmo que ser um prazer e não um dever ou sacrificio... é um hobby e como tal depende exclusivamente da vontade.
    Espero que seja uma fase passageira e que renasça a motivação e a alegria de aqui estar, especialmente para ti que fazes um trabalho fantástico, tão lindo e cheio de amor.
    Falando do bolinho... levei imenso tempo até me decidir experimentar um bolo com bananas (pensava que não ia gostar) e foi uma descoberta maravilhosa... adorei. Ora com eu sou uma devoradora de chocolate deste teu ia gostar ainda mais pois tem uma aspeto incrivel.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Acho que faz parte termos fases assim, é como tudo. A minha fase mais off foi definitivamente quando estava grávida das meninas... porque na verdade só me apetecia era comer... não fazer :P
    Adorei o bolo e para mim banana e chocolate é daquelas combinações que ganham sempre.
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de bolo com bananas. É uma excelente forma de aproveitar bananas muito maduras.
    Adorei a forma, dá um aspecto lindissimo ao bolo.
    Como te entendo, nem sempre há vontade de se fazer algo elaborado mas para mim o pior são as fotos. Demora-se muito tempo para se ter uma foto especial e que chame atenção merecida da receita.
    Nos bolos/ sobremesas em si, não faz mal esperar mais 10 minutos mas quando é a hora de jaatar é mais complicado gerir e pedir que esperem para tirar fotos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/legumes-bras-com-arroz-integral.html

    ResponderEliminar
  4. Acho que todos os bloggers, neste momento estão nessa fase :)
    Adoro bolo de banana,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  5. conheço bem essa fase. é a fase em que eu ando também. uma pessoa quer é comer, sair, viver e pronto o blogue vai ficando em lume brando (a teresa é que a sabe toda, escolheu o nome perfeito :)
    ve lá é se me mandas uma fatia deste bolo. banana e chocolate? a sério? god save us :P

    ResponderEliminar
  6. Olha, adoro banana e chocolate desde que sou bem pequenina. Lembro-me que apareceram, na altura, uns pudins que eram de banana e chocolate, super deliciosos, mas que a minha mãe só me comprava quando o rei fazia anos (e como nós não temos rei, estás a ver a minha vida a andar para trás...). Portanto, não fosse a quantidade industrial de açucar neste bolo e até era gaja para o experimentar.
    Quanto à falta de vontade para fotografar comida, percebo perfeitamente. Estou desse lado: tenho experimentado muita coisa, tenho repetido as receitas de sempre, mas estou a precisar de inactividade ao fim de semana e de aproveitar o ar da rua, campo ou praia! E como o blog é mesmo um passatempo, é deixar andar (o marmito é sempre tão razoável!)

    ResponderEliminar
  7. Olá Alexandra, eu comprei numa loja de culinária em Roma, mas calculo que consigas encontrar em Portugal, beijos

    ResponderEliminar
  8. Com toda a certeza, até bem mais giras :D beijo

    ResponderEliminar
  9. Olá Sandra :)
    Também ando um pouco assim como dizes, este calor tira a vontade de cozinhar...
    O bolo para mim é dos bons, adoro essa combinação ♥
    Muito tentador!
    Bjinho

    ResponderEliminar
  10. Sandra,
    Eu não gosto de bolos de banana. Aliás, detesto bolos de banana e como também não sou chocolate lover, este bolo não é para mim, mas gosto de outras coisas:
    Gosto das tuas fotos, gosto dos teus textos, gosto das tuas frases semanais e gosto de ti...
    ... mas não gosto de bolo de banana, lol!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  11. Marmita, és mesmo desafiadora de maus caminhos! Mas que tentação é esta?! Adoro a textura que a banana dá aos bolos e este deve ser perfeito, pois o chocolate só vem torná-lo ainda mais pecaminoso, mesmo como eu gosto. :) Estou tentado a fazer, mas acho que vou cortar no açúcar. 433g?! Really?! Acho que me vou ficar pelas 430g. LOL
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. E o bolo ficou lindo :)
    Banana e chocolate é uma boa junção, até para os que não gostam assim tanto de chocolate! eheh
    Há dias assim, e agora tem mesmo que se aproveitar o bom tempo!
    Um beijinho

    ResponderEliminar