Granizado de Melancia e limão


Férias para mim são duas coisas - dor de pés e barriga cheia. Acreditem ou não, seja que destino for estas são as duas palavras de ordem.

Em tempos disseram-me que mais tarde ou mais cedo com a convivência em casal, ia apanhar tiques do meu marido e ele meus. E não é que aconteceu! Podem não ser muitos, mas existem. Ele "apanhou" o meu sotaque à margem sul. Lembro-me como se fosse ontem a mistura de sotaques que ele tinha quando começamos a namorar, em pouco tempo começou apanhar o sotaque e desde então poucas são as pessoas que conseguem perceber que ele nasceu e cresceu em Paris até adolescência. 

Quanto a mim, "apanhei-lhe" a hiperatividade, se calhar é melhor não chamar assim com este nome tão forte... Mas parece mal dizer que ele basicamente tem o que se chama "bichos carpinteiros". Resumindo, não consegue estar mais de 1 hora no mesmo lugar. Se isto é grave? Já foi mais, agora já consigo dar a volta à situação e tentar que fique mais de 1 hora na praia, mas passadas essas duas horas até eu me quero ir embora. Férias no mesmo hotel durante mais de 5 dias é coisa que já nem eu consigo fazer. Acabamos por nos aborrecer e vamos nem que seja caminhar só por caminhar. Visitar museus, igrejas, subir não sei quantas escadas só para ver uma vista que lemos algures na internet que era fantástica, ir a uma loja de gelados na outra ponta da cidade. Enfim, ficar parados é que não dá. Os meus amigos dizem que quando formos pais, isto tudo mudará, confesso que tenho as minhas dúvidas, sei que muitas coisas mudarão, mas até lá vamos continuando à nossa maneira.

No entanto as refeições são sagradas, sejam elas uma leve salada ao almoço para aproveitar mais a piscina/praia, ou um jantar de largas horas. É impossível fazer férias sem engordar pelo menos um quilito, mas acho que no fundo espero o ano todo para comer dessa maneira!



E se há coisa que me faz lembrar férias são os granizados frescos. Este ano deixo-vos uma sugestão muito refrescante, não fosse a melancia uma das frutas mais frescas e minha preferida do verão.

Boas férias!

Ingredientes (1litro)
500g de melancia sem casca
sumo de 1 limão
1 litro de gelo picado
Adoçar a gosto
4 colheres de sopa de Vodka (opcional)

Numa liquidificadora junte a melancia com ou sem as sementes, esprema o sumo de um limão e passe tudo até ficar bem liquido. Caso seja impaciente como eu, e não tenha tirado os caroços à melancia, passe por um passe vite para tirar algum caroço que não se deixou picar e reserve.




Prove o sumo, caso sinta que a melancia não é suficiente doce, adoce a gosto com mel, acer, ou mesmo açúcar. Não se esqueça que vai juntar muito gelo o que fará o granizado ficar muito menos doce do que este sumo, por isso, tente balançar a seu gosto. A minha melancia era bem doce apenas tive que colocar duas colheres de chá para adoçar.

Num robot de cozinha pique os cubos de gelo até ficar uma neve.

Junto o sumo ao gelo, mexendo bem e sirva de imediato, bem fresco.

Para quem goste de um toque a vodka (não é o meu caso), regue por cima do granizado umas colheres de sopa em capa copo e ficará mais contente (diz ele).



Viva ao verão e às férias grandes.



9 comentários:

  1. Viva,...
    Que delicioso granizado,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Adoro granizados e os de melancia são dos meus preferidos! Este ano ainda não fiz! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Sandra,

    Confesso que sofro do mesmo mal. Quando vou de férias tenho de correr tudo...férias que são férias para mim têm de ser assim: ver o mais possível! Não me imagino sentada uma semana à beira de uma piscina num resort! Também já me disseram que com os filhos as coisas ficam diferentes (acredito que sim), mas mesmo este ano e com este barrigão tive imensas saudades de ir por aí de ténis nos pés, máquina fotográfica no ombro e guia na mochila!

    Enfim...há maleitas piores!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha de granizado. A melancia já é uma fruta bem fresca ,mas assim deve ser divinal. Adorei.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Que delícia!

    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que bom e deve ser bem refrescante.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/almondegas-vegetarianas-estufadas-com.html

    ResponderEliminar
  7. Vamos ter pequeninos marmitos e marmitas para breve????? Sorry, um post tão bonito e tudo o que absorvi foi a fofoca... cada dia que passa estou mais gaja! :p

    ResponderEliminar
  8. Olá Sandra,
    Concordo contigo em relação ás férias, pois férias são mesmo para andar, mexer e comer, comer muito e sem culpas.
    Quanto aos tiques, acho que quem te disse isso tem razão, porque quer queiramos, quer não, o convívio diário e durante anos com o(a) nosso(a) companheiro(a), acaba por moldar um pouquinho a personalidade um do outro e sim, eu noto esses tiques em relação a mim e ao Nuno e olha que somos super diferentes, mas ás vezes já parecemos iguais em muitas coisas, lol.
    Quanto ao granizado, nem comento, pois com esses sabores e frutos que amo de paixão, só pode ser um pedaço de céu num copo!!
    Um beijinho e continuação de boas férias,
    Lia

    ResponderEliminar
  9. Olá, Sandra.
    Eu também sou assim. Férias são para passear muito, descobrir novos lugares e revisitar outros. Mas claro que também não pode faltar a praia, pois eu adoro praia...
    As tuas fotos são lindas e inspiradoras. Quando for grande também quero fotografar como tu.
    Beijinho grande

    Sílvia

    ResponderEliminar