Menu Indiano

Estou cada vez mais viciada em reproduzir receitas de refeições que vou comendo por restaurantes sem saber ao certo o que levam. Já aconteceu aqui, aqui e aqui com umas refeições das férias grandes de 2014 e mais recentemente com esta de um restaurante onde costumo almoçar perto do meu local de trabalho.

Trago uma refeição rápida inspirada num menu vegetariano que servem neste restaurante igualmente perto do meu trabalho que costumo ir muitas vezes, servem uns menus rápidos e super saborosos de comida Indiana. Começam por colocar na mesa, uns papadum com diferentes molhos e a refeição vem numa bandeja redonda no caso do vegetariano, uma taça de lentilhas (verdes ou vermelhas dependente do dia), umas fatias de pão naan, arroz basmati simples, com toque de açafrão ou colorido e uma saladinha para acalmar os animos. É um restaurante simples, mas que está quase sempre cheio, servem muito rápido o que para quem tem apenas uma hora de almoço acaba por ser bastante prático, acompanham com um chá de especiarias ou o habitual lassi Indiano.

Hoje, para vos mostrar mais uma bonita panela da Le creuset, trago a minha interpretação do menu do Zaffran. Podem também encontrar neste post o toque de uma especiaria nova que "criei" numa brincadeira que fiz com o logotipo do Instagram à umas semanas, apenas retirei alguns grãos de cardamono e de pimenta para não ficar demasiado forte e coloquei tudo no robot de cozinha, ficou um sabor forte mas super perfumado, não passou de uma brincadeira mas não queria deixar de partilhar aqui no blog.

Alguns ingredientes que usei neste post são pouco comuns em alguns supermercados, podem encontrar todos à venda nas lojas Indianas do Martim Moniz em Lisboa. As sementes digestivas, o papadum, todas as especiarias (expecto a que mistura que fiz) e também o pão naan, caso não queiram fazer em casa.




Ingredientes: 2/3 pessoas
Arroz:
150g de arroz Basmati
10 grãos de coentros
sal, azeite q.b.
1 colher de chá (por tigela) de sementes digestivas Mukhwas

Coza o arroz em água, um fio de azeite e umas sementes de coentros para aromatizar o caldo. Depois de cozido, escorra alguma da água que possa existir e caso seja do seu agrado, adicione uma colher de sementes digestivas coloridas, antes de comprar prove, porque têm um sabor um pouco forte e há quem não seja fan (o meu marido por exemplo).

Lentilhas:
1 cebola roxa
2 dentes de alho
1/4 de pimento vermelho
1 tomate grande maduro sem pele
250g de lentilhas laranjas
sal q.b.
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de paprika doce
1 colhere de chá de sementes de mostarda preta
1 colhere de chá de sementes de mostarda branca.
1 colher de chá de uma especiaria a gosto, eu usei a deste logo
azeite q.b.


Pique a cebola em pequenos cubos, de seguida o alho e o pimento vermelho e reserve. Ao tomate retire a pele e as sementes, corte em pequeno cubos e reserve também.

Lave as lentilhas muito bem em água corrente, até a água sair limpa.

Numa pequena caçarola adicione o azeite, deixe aquecer e junte as especiarias uma a uma mexendo bem sem deixar que torrem, depois de incorporadas com azeite, junte a cebola, o alho e deixe refogar uns minutos. De seguida junte o pimento, saltei mais uns minutinhos e por fim o tomate e deixe que se desfaça. Incorpore as lentilhas previamente lavadas, envolva com a colher de pau e junte a água. Eu usei (2/2 partes de água para as 250g de lentinhas) porque queria que as lentilhas tivessem bastante molho, para mais tarde ser absorvido pelo pão naan. Tempere com sal, rectifique alguma especiaria e antes de desligar sirva com uns coentros frescos.

Papadum para os molhos (eu usei com sabor normal, sabor de pimenta preta, red chilli e alho)
Para o papadum basta seguir as instruções que se encontram na embalagem, eu basicamente coloco uns segundos no micro-ondas e fico atenta para que não fiquem demasiado tempo e torrem. A ideia é ficarem irregulares, com algumas bolinhas lá pelo meio e muito estaladiços.


Molhos:
verde:
2 colheres de sobremesa de coentros frescos
1 fio de azeite
2 colheres de sobremesa de iogurte grego sem açúcar
pimenta verde q.b.

Branco:
2 colheres de sobremesa de iogurte grego sem açucar
sal qb.
1 colher de mangerona seca
1 pitada de mostarda em grão preta e branca

Picante:
2 colheres de sopa de azeite
1/2 malagueta (média) seca c/ ou s/ sementes
1 colher de chá de paprika picante (ou um piri-piri em pó)
umas folhinhas de salsa fresca.

Para os molhos basta juntar os ingredientes todos muito bem, idealmente num almofariz e colocar no frigorifico até servir em diferentes taças, o picante não o coloquei e até se pode fazer é preparar numa dose grande para guardar na dispensa num frasco bem fechado, para estar pronto a usar, fica um azeite aromatizado com um extra picante para ocasiões como esta.



Pão Naan:
Como já aconteceu aqui, continuo a ser fiel à receita do blog Chilli com todos.

Salada:
4 pepinos (do tipo cornichons frescos)
5 tomates cereja
1/2 cebolinha
2 folhas de alface
1 colher de sopa de coentros frescos
azeite/vinagre q.b.
flor de sal de limão
sementes de mostarda q.b.

Corte os pepinos em fatias com 4mm, os tomates em 3 partes, a alface a gosto, os coentros e a cebolinha picados. Envolva tudo e tempere a gosto, eu temperei com azeite, vinagre de cidra, sal e sementes de mostarda.

12 comentários:

  1. Inventas bué, como diz a criançada, mas inventas MUITO BEM! ;-)
    Que refeição atraente... amei!
    Beijinhos
    C

    ResponderEliminar
  2. Tem tudo um aspeto delicioso!

    ResponderEliminar
  3. Só venho aqui dizer que devia ser proibido postar fotos de tanta lambarice! :) estou a brincar...
    Tem tudo um aspeto de-li-cio-so! Esses restaurantes perto do trabalho são um perigo!

    bejinhos,
    Amélia

    ResponderEliminar
  4. Adoro comida indiana e tu és uma PRO nestes pratos exóticos! Quem me dera poder provar tudo... As fotos estão maravilhosas! Parabéns Sandra!
    Bjinho

    ResponderEliminar
  5. optima sugestão!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Fiquei super feliz de ter encontrado essas receitinhas. Nossa, tem tudo para montar uma mesa bem farta. Eu só comi comidinhas indianas em restaurante, e arriscando algumas receitas. Já salvei para tentar fazer :)

    ResponderEliminar
  7. Adoro o Zaafran! e este blogue o que tem de excelente em termos de ideias, receitas e histórias tem também de espectacular na fotografia. Continuação de excelente trabalho, eu cá estarei deste lado a apreciar.

    ResponderEliminar
  8. Tão bom Sandra!!
    Um banquete mesmo e super perfumado e, imagino e bem, super delicioso!!!
    Adoro comida indiana e condimentada e sendo tu a Spice Queen, fiquei curiosa com essa Insta mix, pois deve ter um sabor e perfume magníficos!
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  9. Que festim. Estou de água na boca e cheia de pena de não seres minha vizinha 😭

    ResponderEliminar
  10. Talvez o melhor post do ano, de todos os blogs!
    Que cores maravilhosas!
    Estou como a Ondina, também fiquei com água na boa!!! Ai esse pão Naan com esses mil molhos!

    ResponderEliminar
  11. Que banquete maravilhoso! Impossível não ficar de água na boca (como compreendo a Rosa e a Ondina) ao ler a descrição da receita. Imagino o perfume dessa refeição. Adoro cada vez mais as especiarias e aos poucos vou introduzindo-as na minha alimentação. Tudo lindo, que dera poder provar tudo isso. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar