Seitan com amendoins agridoce

Hoje trago uma receita que habitualmente como num restaurante chinês que adoro. O Mr. Lu, antigo chinês clandestino da Mouraria que entretanto mudou de gerência e abriu um restaurante na zona dos Anjos completamente legal :) Apesar do seu serviço um pouco "demorado/confuso", sempre que lá vou como maravilhosamente bem.

Quando se entra neste restaurante cheira  a legumes frescos salteados, não cheira a um restaurante chinês habitual. Claro  que existem os pratos habituais chineses mas de certeza que vão ficar surpreendidos com a diversidade de pratos diferentes no menu. Acho que para quem gosta de comida chinesa, deve ir pelo menos uma vez a este restaurante (juro que não me pagam para dizer isto).

Apresentações feitas, hoje trago uma refeição que costumo comer cada vez que lá vou. Trago a versão vegetariana, mas já comi a versão com camarão que é igualmente maravilhosa. Sente-se assim uma espécie de agridoce com travo a picante que nos deixa com uma certa vontade de usar o guardanapo como leque, acho que me estou a fazer intender? 

Mais uma vez tentei reproduzir em casa, sem receita original, a ver se conseguia atingir o sabor. De facto ficou bastante parecido, um pouco menos picante, talvez pela minha malagueta não ser muito "agressiva", usei umas gotas de tabasco no molho agridoce, mas não ficou demasiado picante.

Mas o sabor estava lá, o amendoim fica fantástico. O marido refilou na parte do seitan, no inicio ainda comeu mas dei por ele a separar o seitan do resto dos legumes, como fazem os miúdos com a comida que não gostam. Para a próxima certamente farei com camarão, para não haver chatices.

Aqui vai a receita, para quem estiver curiosidade de experimentar.

Quanto à wok, é maravilhosa não fosse ela da melhor marca de panelas do mundo a Le creuset.

Uma boa semana!



Ingredientes: (2 pessoas)
óleo de amendoim q.b.
2 cebolas (picadas)
2 dentes de alho
1 pepino
2 cenoura
300g de seitan
150 amendoins (usei salgados)
Coentros q.b.
2 colheres de sopa de molho de soja
4 colheres de sopa água
sal q.b.
pimenta verde moída na hora
mostarda moída na hora
1 malagueta seca (das grandes)

Molho agridoce:
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
1 colher de sopa de vinagre branco
4 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de molho de soja (usei do light)
1 colher de sopa de pasta de tomate
1 colher de sopa de maisena
umas gotas de tabasco
sal q.b.

Comece por cortar o seitan em pequenos cubos, coloque-o num pirex e deixe a marinar com o molho de soja, a água, os talos dos coentros, uns grãos de pimenta a gosto (eu usei da verde) e a malagueta bem picada, eu usei com sementes. Deixe a repousar entre 30/60 minutos.

Prepare o molho agridoce. 
Numa pequena tigela junte todos os ingredientes expecto a maisena e mexa muito bem com a vara de arames, por fim, junte a maisena e incorpore com o restante, se sentir que o molho está demasiado espesso, junte mais um pouco de água. Não se esqueça que o molho vai ao lume e lá é que deve ficar bem cremoso, convém quando adicionar na wok ainda um pouco líquido.

Numa wok coloque o óleo de amendoim e deixe aquecer um pouco, de seguida adicione a cebola e o alho e deixe saltear até a cebola ficar translúcida sem deixar de mexer.

Junte a cenoura e deixe saltear uns minutos, adicione o seitan e coloque umas 4 colheres de sopa do molho agridoce previamente preparado, umas quantas de água e deixe cozinhar bem a cenoura com a wok tapada.


Sem deixar de estar atenta, vá mexendo pouco a pouco e caso sinta que está a ficar um pouco seco e os ingredientes ainda não estão cozidos na perfeição, reforce o molho de soja ou a água.

Quando a cenoura estiver al dente, junte o pepino, o amendoim, o restante molho se soja e deixe saltear até ficar tudo bem incorporado, verifique o tempero (não se esqueça que o molho de soja só por ele já contem sal, por isso prove), adicione a pimenta e as folhas dos coentros frescos mesmo antes de servir.

Sirva com arroz branco.



11 comentários:

  1. É coisa que nunca comi! Qualquer dia tenho de experimentar!

    ResponderEliminar
  2. Que aspeto maravilhoso ;) ;)

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha!
    O chinês a que costumo ir não tem disto :p
    Vou guardar a receita, parece de facto maravilhosa! :)
    Vou usar também camarões para que não haja a parte do pôr para o lado!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Aspecto delicioso! Não provei, mas de aparencia diria que está igual aos pratos de restaurante chinês, deve ser tão bom :)
    Beijinhos
    Ana Costa || Petiscana

    ResponderEliminar
  5. Olá Sandra,
    Eu confesso que sou avessa a restaurantes chineses, mas adoro comida chinesa. Tem é de ser feita em casa...
    Olha, adoro o aspecto deste prato e a wok Le Creuset, mas estou com o teu marmito..., e acho que também acabaria por pôr o seitan de lado...
    isto com uns camarõesitos ia mesmo bem melhor e comia e chorava por mais, lol!!
    As fotos estão magnificas como sempre!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. que aspecto delicioso!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Confesso que a primeira vez que comi num chinês não apreciei muito os sabores mas como o paladar evolui, acabei por aprender a comer comida chinesa em casa, e desde então adoro as combinações de sabores e o cheiro que percorre toda a cozinha. Este prato suscitou-me bastante interesse porque nunca comi amendoins na comida e tenho mesmo de experimentar, no meu caso com camarão :) porque confesso que o seitan ainda não me suscitou nenhum interesse ...
    Se puder, venha me visitar em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  8. Eu também dispenso o seitan, com camarões ou com peito de frango a conversa já é outra. E acho que o meu wook "roscof" vai dar conta do assunto ;) Beijinho e saudades

    ResponderEliminar
  9. Olá, Sandra.
    Esse prato que nos trazes tem ar de ser delicioso. As tuas foto estão lindas, como sempre.
    Beijinho
    Sílvia Martins

    ResponderEliminar
  10. ¡Fantástica receta! Fácil de elaborar, con buenas fotografías y un resultado final delicioso. Muchas gracias por compartir con todos/as.
    / http://www.mascasaonline.com

    ResponderEliminar
  11. ¡Fantástica receta! Fácil de elaborar, con buenas fotografías y un resultado final delicioso. Muchas gracias por compartir con todos/as.
    / http://www.mascasaonline.com

    ResponderEliminar