A chuva nos últimos dias não tem dado tréguas, uns dizem que faz bem, outros que é em demasiado. Eu fico logo com vontade de comer coisas feitas no forno.
Já não é novidade nenhuma que o meu marido adora couve-flor, por isso nem pensei duas vezes na receita para vos apresentar do livro Celebrar com vegetais do Ottolenghi.
O autor chamou-lhe Bolo de couve-flor, mas pode também ser traduzido como couve-flor gratinada com queijo, é um prato tipicamente britânico, servido normalmente como acompanhamento. Nós cá em casa comemos acompanhar uma sopa ao jantar, depois de um dia de chuva infernal.
Ingredientes:
450g /1 couve-flor pequena, sem as folhas exteriores, cortada em raminhos com 3 cm
1 cebola roxa média (eu usei da branca)
75 ml de azeite
1/2 colher de chá de alecrim, finamente picado
7 ovos (usei 5)
15 g de manjericão, picado
120 g de farinha, peneirada
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/3 de colher de chá de açafrão-da-índia moído
150 g de queijo parmesão, grosseiramente ralado, ou outro queijo curado
Manteiga derretida, para untar a forma
1 colher de sopa de sementes de sésamo brancas
1 colher de chá de sementes de nigella
sal e pimenta-preta (usei da verde)
Pré-aqueça o forno a 200º ou 180º com ventilador.
Coloque num tacho os raminhos de couve-flor e junte 1 colher de chá de sal. Cubra com água e deixe cozer em lume brando durante 15 minutos, até os raminhos estarem tenros: eles devem partir quando pressionando com uma colher. Escorra os raminhos e deixe-os secar no passador.
Corte 4 rodelas de um dos lados da cebola, cada uma com 0.5 cm de espessura, e reserve. Pique grosseiramente o resto da cebola e coloque-a num tacho pequeno, com azeite e o alecrim. Deixe alourar em lume médio durante 10 minutos, mexendo de vez em quando, até a cebola estar macia. Retire do lume e deixe arrefecer. Transfira a cebola para uma taça grande, junte os ovos e o manjericão, misture bem com uma vara de arames e, em seguida, incorpore a farinha, o fermento, o açafrão-da-índia, o queijo parmesão, 1 colher de chá de sal e bastante pimenta-preta. Bata bem até obter uma massa de consistência macia, acrescente a couve-flor e misture delicadamente, tendo o cuidado de não partir demasiado os raminhos.
Forre com papel-vegetal a base e os lados de uma forma de fundo amovivel com 24 cm de diâmetro. Pincele os lados com a manteiga derretida. Misture as sementes de nigella com as de sésamo e polvilhe com elas os lados da forma, de modo a que fiquem agarradas. Deite a massa com a couve-flor na forma na prateleira central do forno e deixe cozer durante 45 minutos, até estar dourado e firme: se espetar uma faca no meio do bolo, esta deve sair limpa. Retire do forno e deixe repousar. Retire do forno e deixe repousar pelo menos 20 minutos antes de servir, deve ser servido morno e não quente, ou à temperatura ambiente.
Ummmm se ve deliciciosa¡¡¡¡ besos
ResponderEliminarAchei muito giro este bolo, além disso deve ser muito apetitoso :)
ResponderEliminarConvido-te a fazer-me uma visita em Gulosoqb
Que bom que deve ser!
ResponderEliminarNham nham!!! Tão bom!!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Gratinado... bolo... whatever, parece-me soberbo.
ResponderEliminarVou levar :-)
Beijinho
C
Fiquei curiosa com o sabor,.....nham nham :)
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Olá Sandra,
ResponderEliminarBem sabes que este não é o meu livro preferido deste Senhor, mas dito isto, confesso que esse bolo, do qual nem me lembro no livro, ficou de babar e já bem que podia ser o meu jantar.
Ficou mesmo lindo e apetitoso.
Um beijinho,
Lia
Adoro a ideia de bolos salgados este tem uma pinta desmarcada mas não gosto de couve flor em compensação, adoro brócolos... será que resulta com brócolos? :D
ResponderEliminarwww.therasiathecook.blogspot.com
Oi, acho que sim, deve ficar igualmente delicioso! Depois conta, beijos
EliminarAdorei esta tua sugestão e a receita já me tinha piscado o olho neste livro que tem tantas sugestões deliciosas. Adoro este tipo de refeições e para mim serviria perfeitamente de refeição principal, com uma salada a acompanhar. Ficou lindo, mas não te perdoo o facto de não teres usado cebola roxa. :)
ResponderEliminarUm beijinho.
Isto é perfeito! Adoro couve-flor! Comia tão bem uma bela fatia com uma saladinha! :D
ResponderEliminarParece-me uma excelente sugestão! Com uma saladinha era um almoço perfeito :)
ResponderEliminarBeijinhos
Cláudia
http://vidadeprazeres.blogspot.pt