Sopa ou gratin de cebola à Francesa





Nas férias de verão reparei umas quantas vezes em pessoas a almoçarem sopa de cebola nas esplanadas, lembro-me de rapidamente escrever no telemóvel para não me esquecer de a fazer. Sim, eu à medida que me vou lembrando de receitas que quero fazer, escrevo no telemóvel para não me esquecer... Porque a cabeça não dá para tudo.
Hoje trago uma espécie de sopa que é muito conhecida em França, no entanto eu fiz uma versão um pouco mais minha e essa foi a razão de não me ter decidido no nome para o post. Pensei em fazer a sopa de cebola tradicional, mas a meio da receita decidi adicionar batatas e ficou mais um gratin do que propriamente uma sopa. A batata fez dela um prato mais consistente que acabou por servir de acompanhamento a uns bifinhos de peru. Por isso, se procuram a verdadeira receita da sopa francesa neste blog, vão ficar desiludidos. 

Em criança poucas foram as vezes que comi canja em casa dos meus pais, soube à pouco tempo que a minha mãe odeia, daí não ser hábito no menu lá de casa. Quando alguém estava meio adoentado a minha mãe para substituir a famosa canja de galinha, fazia uma sopa de cebola que eu até agora me lembro do sabor e acreditem que me sabia que nem canja, era mesmo um aconchego para o estomago.

Aqui vai a receita de uma sopa que supostamente me iria fazer lembrar a minha infância, mas que rapidamente passou a gratin e que finalizou com uma fatia de pão e queijo para me recordar das férias! Acho que percebem agora como anda esta cabeça nos últimos tempos... não percebem? :)


Aqui está ela, na bonita cocotte de cerâmica que a Le Creuset lançou numa edição limitada para a comemoração do 90º aniversário.

Ingredientes: (2 pessoas)
3 cebolas (cortadas às rodelas finas)
3 batatas médias
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de licor de Cassis
2 fatias de pão de mistura
sal q.b.
pimenta q.b.
queijo ralado na hora a gosto (usei Emmental)
6 talhos de cebolinho fresco

Caldo:
700ml de água
1/2 colher de chá de sementes de coentros
1 pitada de sal
pimenta verde moída
1 dente de alho (partido ao meio)
1 colher de sopa de manteiga

Pré aqueçam o forno a 180º.

Comece por preparar o caldo. Coloque ao lume uma panela com todos os ingredientes e deixe ferver uns 3 minutos, baixe o lume para o mínimo.

Com um robot de cozinha ou um cortador de legumes, corte finamente a cebola e a batata. Deverão ficar um pouco translúcidas ao corte e uniformes.

Numa frigideira anti-aderente coloque a manteiga, deixe derreter, de seguida adicione as cebolas e mexa durante 3 minutos, tempere com sal e pimenta. Adicione o licor de Cassis e deixe evaporar o álcool. Desligue e reserve.

Notei que ao colocar as batatas diretamente na panela e levar ao forno, levaram algum tempo extra a cozinhar, por isso, aconselho a darem uma breve cozedura às batatas, para não irem tão cruas ao forno. Podem até aproveitar o caldo que fizeram antes.



Montem por camadas na panela. Primeiro untem a base com um pouco de manteiga, depois a batata, por cima, de seguida a cebola e novamente a batata, até ficar a 2 dedos de altura da panela.

Reguem cada panela (caso usem 2) com 3 conchas do caldo e por cima coloquem uma fatia de pão por panela, polvilhem com queijo, mais um pouco de pimenta e levem ao forno durante 25 minutos.





Retirem e salpiquem com as folhas frescas de cebolinho.




7 comentários:

  1. Essa sopa é tão boa! Num dia bem frio, não há nada melhor! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro sopa de cebola, a primeira vez que a comi em Paris fiquei absolutamente rendida à verdadeira sopa francesa. Mas a tua versão é também uma vencedora sem qualquer dúvida ;)
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  3. Nunca comi mas parece-me uma óptima sugestão, tenho de experimentar.

    Visite-me em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  4. Sopa, gratin... who cares?
    Os sabores, os ingredientes e a combinação estão lá e só pode ser maravilhoso!!!
    Ando há tempos para fazer a french onion soup mas estou à espera que a neve comece a cair e aí sim... conforto puro!!
    Linda sugestão e linda apresentação como sempre!
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. que delicia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. A primeira vez que comi isto foi em Paris, era miúda! Deduzo que, como todos os miúdos, franzi o nariz e arrumei a tigela pro lado. Anos depois, quando lá voltei, tentei novamente e fiquei deslumbrada com a profundidade de sabores que se podem encontrar nesta sopa de cebola! Fiquei fã, mas nunca mais comi desde esse dia... Boas memórias me traz essa tua sopa... e agira não há desculpas para não fazer! ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Hummm adoro sopa de cebola. Nunca fiz. Levo a receita comigo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/10/lemon-berry-drink-e-um-doce-curiosos.html

    ResponderEliminar