Bolo de couve-flor

A chuva nos últimos dias não tem dado tréguas, uns dizem que faz bem, outros que é em demasiado. Eu fico logo com vontade de comer coisas feitas no forno.

 Já não é novidade nenhuma que o meu marido adora couve-flor, por isso nem pensei duas vezes na receita para vos apresentar do livro Celebrar com vegetais do Ottolenghi

O autor chamou-lhe Bolo de couve-flor, mas pode também ser traduzido como couve-flor gratinada com queijo, é um prato tipicamente britânico, servido normalmente como acompanhamento. Nós cá em casa comemos acompanhar uma sopa ao jantar, depois de um dia de chuva infernal.

Todo o livro está muito bem conseguido como o Ottolenghi nos vem habituando ao longo destes anos. Gostaria de fazer um especial agradecimento à Jacarandá pela oferta e dizer a todos vocês para aproveitarem que na loja online o livro está com uma promoção bem porreira, quem é amiga quem é?

Ingredientes:
450g /1 couve-flor pequena, sem as folhas exteriores, cortada em raminhos com 3 cm
1 cebola roxa média (eu usei da branca)
75 ml de azeite
1/2 colher de chá de alecrim, finamente picado
7 ovos (usei 5)
15 g de manjericão, picado
120 g de farinha, peneirada
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/3 de colher de chá de açafrão-da-índia moído
150 g de queijo parmesão, grosseiramente ralado, ou outro queijo curado
Manteiga derretida, para untar a forma
1 colher de sopa de sementes de sésamo brancas
1 colher de chá de sementes de nigella
sal e pimenta-preta (usei da verde)

Pré-aqueça o forno a 200º ou 180º com ventilador.

Coloque num tacho os raminhos  de couve-flor e junte 1 colher de chá de sal. Cubra com água e deixe cozer em lume brando durante 15 minutos, até os raminhos estarem tenros: eles devem partir quando pressionando com uma colher. Escorra os raminhos e deixe-os secar no passador.

Corte 4 rodelas de um dos lados da cebola, cada uma com 0.5 cm de espessura, e reserve. Pique grosseiramente o resto da cebola e coloque-a num tacho pequeno, com azeite e o alecrim. Deixe alourar em lume médio durante 10 minutos, mexendo de vez em quando, até a cebola estar macia. Retire do lume e deixe arrefecer. Transfira a cebola para uma taça grande, junte os ovos e o manjericão, misture bem com uma vara de arames e, em seguida, incorpore a farinha, o fermento, o açafrão-da-índia, o queijo parmesão, 1 colher de chá de sal e bastante pimenta-preta. Bata bem até obter uma massa de consistência macia, acrescente a couve-flor e misture delicadamente, tendo o cuidado de não partir demasiado os raminhos.

Forre com papel-vegetal a base e os lados de uma forma de fundo amovivel com 24 cm de diâmetro. Pincele os lados com a manteiga derretida. Misture as sementes de nigella com as de sésamo e polvilhe com elas os lados da forma, de modo a que fiquem agarradas. Deite a massa com a couve-flor na forma na prateleira central do forno e deixe cozer durante 45 minutos, até estar dourado e firme: se espetar uma faca no meio do bolo, esta deve sair limpa. Retire do forno e deixe repousar. Retire do forno e deixe repousar pelo menos 20 minutos antes de servir, deve ser servido morno e não quente, ou à temperatura ambiente.

12 comentários:

  1. Ummmm se ve deliciciosa¡¡¡¡ besos

    ResponderEliminar
  2. Achei muito giro este bolo, além disso deve ser muito apetitoso :)
    Convido-te a fazer-me uma visita em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  3. Nham nham!!! Tão bom!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Gratinado... bolo... whatever, parece-me soberbo.
    Vou levar :-)
    Beijinho
    C

    ResponderEliminar
  5. Fiquei curiosa com o sabor,.....nham nham :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  6. Olá Sandra,
    Bem sabes que este não é o meu livro preferido deste Senhor, mas dito isto, confesso que esse bolo, do qual nem me lembro no livro, ficou de babar e já bem que podia ser o meu jantar.
    Ficou mesmo lindo e apetitoso.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  7. Adoro a ideia de bolos salgados este tem uma pinta desmarcada mas não gosto de couve flor em compensação, adoro brócolos... será que resulta com brócolos? :D

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, acho que sim, deve ficar igualmente delicioso! Depois conta, beijos

      Eliminar
  8. Adorei esta tua sugestão e a receita já me tinha piscado o olho neste livro que tem tantas sugestões deliciosas. Adoro este tipo de refeições e para mim serviria perfeitamente de refeição principal, com uma salada a acompanhar. Ficou lindo, mas não te perdoo o facto de não teres usado cebola roxa. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Isto é perfeito! Adoro couve-flor! Comia tão bem uma bela fatia com uma saladinha! :D

    ResponderEliminar
  10. Parece-me uma excelente sugestão! Com uma saladinha era um almoço perfeito :)
    Beijinhos
    Cláudia
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt

    ResponderEliminar