Lassi de manga, maçã e tâmaras

Lembro-me perfeitamente da primeira vez que provei lassi, foi num restaurante Indiano e odiei... Tive de pedir uma água porque não aguentei o sabor, era de tal maneira doce que cheguei a pensar que levasse leite condensado. Voltei a provar mais tarde noutro restaurante (ainda que muito receptiva) e já gostei mais. No entanto acho que para mim é um sumo muito pesado para acompanhar qualquer refeição, principalmente uma refeição Indiana que já por si não é muito leve.

Em várias pesquisas por livros e pela internet encontrei enumeras receitas de lassi, decidi adaptar uma ao meu gosto para partilhar convosco. No entanto continuo a preferir beber lassi como acompanhamento de um lanche do que propriamente à refeição, mas para quem gosta de beber sumos de manhã também pode ser uma boa solução.

Segue a receita para quem preferir um lassi mais "leve" do que o habitual. Eu gosto de o beber bem fresco, mas pode ser uma bebida servida ao natural visto que o tempo já começa a esfriar.


Esta receita está em simultâneo no blog da Rute do Cozinha fresh que gentilmente me pediu uma receita para viajar sem sair de casa, bem daquelas como eu gosto. Viagem então connosco até à Índia esta semana com este lassi.


Ingredientes: (1 litro)
1 manga madura
1 maçã bravo esmolfe
1 iogurte natural (usei tipo grego)
500 ml de água (usei fresca)
3 tâmaras sem caroço
1/2 colher de chá de açafrão das Índias (ralado ou em pó)
Adoce a gosto (opcional)

Numa liquidificadora ou robot de cozinha colocar uma manga descascada e sem caroço, uma maçã igualmente descascada e partida em quatro, o iogurte natural, eu usei tipo grego por ser mais cremoso, as tâmaras sem o caroço e por fim a água, passar tudo muito bem até ficar um néctar bem cremoso. 

Passe o néctar por um coador (não muito fino) para retirar alguns dos fios que a manga larga e verta para uma jarra. Já na jarra adicione o açafrão das Índias e prove. Comece por colocar apenas uma pitada de açafrão, pode não gostar do sabor. Caso tenha utilizado frutas e tâmaras maduras, quase de certeza que não vai necessitar de adicionar açúcar ou outro adoçante, que foi o meu caso. Mas isso deixo ao vosso critério, um fio de mel também deve ficar delicioso.


9 comentários:

  1. Nunca provei,...mas tem muito bom aspecto,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Alô Sandra, tal como já te disse, adorei a receita, a escolha do país para onde nos transporte e "receber-te" no meu blog! Bjinhos e obrigado :)

    ResponderEliminar
  3. Está na hora, está na hora de voltarmos a agendar nova aventura.
    Prepara aí os cavalos que em breve anunciaremos a partida.
    Gosto de ti, pá! Cada dia mais.

    PS - Essa bebida deve ser divinal. Só mesmo tu para te lembrares de fazeres um lassi assim...

    ResponderEliminar
  4. Nunca provei mas deve ser mesmo bom :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  5. Realmente os teus posts têm esse poder fantástico de nos levar a viajar para outros continentes, outras culturas. É todo um mundo novo de especiarias deliciosas, cheiros e sabores que nos dás a conhecer em cada nova receita. É por isso que eu gosto tanto de cá vir. :)
    Já tinha ouvido falar de lassi (a cadela que foi à lua... lol) mas nunca provei antes essa bebida. Pela lista de ingredientes só pode mesmo ser uma delícia. ;) Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. parece-me ser delicioso!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Olá! Vou seguindo a marmita pelo blog e instagram e aqui nunca tinha deixado um comentário...pois é hoje! :) Já bebi lassi de manga e gosto mas esta receita tem junções de ingredientes que nunca experimentei e parecem muito interessantes.
    Obrigado pela partilha.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. É tão bom viajar com as tuas comidas!
    Nunca bebi lassi! E vou várias vezes ao indiano!
    A tua receita parece óptima! Também me parece que seja mais uma bebida para um lanche :)
    As fotografias estão lindas!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Olá Sandra,
    Existem montes de receitas diferentes para Lassi sim e nos originais, até há lassis salgados.
    Eu confesso que bebi uma vez um aí num restaurante indiano fantástico no Bairro Alto e foi o melhor de sempre. Depois disso já experimentei outras vezes e até já tentei fazer, mas nenhum com o sabor magnífico daquele.
    Gostei desta versão que nos trazes e desta viagem à Índia, através de imagens e ingredientes exóticos ...
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar