Risotto de frango assado



Desde que fui mãe as refeições por aqui mudaram ligeiramente, apesar de ter um bebé muito calminho, por vezes, não tenho tanto tempo para estar na cozinha e acabo por fazer refeições muito práticas e rápidas, que foi o caso da que apresento hoje. Há umas semanas pedi ao meu marido para ir comprar um frango assado para o jantar, como já é habitual um frango cá por casa acaba sempre por sobrar um pouco. Com essas sobras normalmente no dia seguinte fazemos uma salada, um salteado na wok ou um risotto. O fumado do frango assado com a cremosidade do arroz fica uma combinação fantástica.

Cá em casa somos alérgicos em mandar comida fora, usamos as sobras sempre para qualquer coisa. Custa-me ver em muitas casas mandarem travessas cheias de comida para o lixo porque não gostam de comer sobras. Tanto eu como o meu marido fomos educados pelos nossos pais a não o fazer e espero um dia passar esta mensagem ao meu filho, porque apela à criatividade na cozinha e sem dúvida servirá para poupar no orçamento alimentar.

Deixo a receita para fazerem da próxima vez que vos sobrar frango assado.

Ingredientes: (4 pessoas)

Caldo:
1 litro de água
10 grãos de coentros
4 grãos de pimenta rosa
4 talos de coentros frescos
1 pitada de sal d'espelette
1 fio de azeite
mostarda em grão moída q.b.

Risotto:
1 cebola
2 dentes de alho
1 talo de aipo fresco (tamanho do polegar)
4 talos de coentros frescos (só os pés)
4 colheres de sopa de margarina (mais 2 para o final)
4 colheres de sopa de vinho branco de Bordeaux
300 g de arroz para risotto
1/3  de sobras de frango assado
Queijo de cabra curado q.b.
sal q.b.

Coloque a água ao lume com todos os ingredientes e deixe ferver. Depois de fervida uns 10 minutos coloque em lume mínimo e mantenha assim até finalizar o risotto.

Retire os ossos e a pele às sobras do frango assado e pique em pedaços pequenos com ajuda de uma picadora ou mesmo com a faca.

Num tacho comece por colocar um fio de azeite, a cebola, os alhos picados, o aipo partido em pedaços pequenos e os talos dos coentros frescos. Deixe refogar um pouco e logo de seguida adicione o arroz, deixe "fritar" um minuto, sem deixar de mexer e adicione o vinho branco. Deixe evaporar o álcool e deite uma concha do caldo, mexa mais um pouco, deixe evaporar a água e junte outra concha de caldo, assim sucessivamente até o arroz estar cozido e bastante cremoso. Uns 8 minutos antes de desligar, adicione o frango e mexa suavemente. 

Verifique o sal e para que fique ainda mais cremoso, adicione a manteiga e mexa delicadamente. Rale o queijo de cabra e envolva, sirva de imediato e polvilhe com mais um pouco de queijo e uns coentros frescos.

7 comentários:

  1. Por cá temos que comprar 2 frangos assados, se queremos ter sobras. Das duas uma: ou estamos os dois cada vez mais glutões ou então os frangos de churrasco estão cada vez mais minorcas...

    ResponderEliminar
  2. Estou cada vez mais adepto de risottos, e este teu ficou com um aspecto divinal!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar

  3. Belo aspecto!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Hum!!! Que bom aspecto. Uma óptima maneira de aproveitar o frango assado. Obrigada pela ideia.
    Bjinhos ☺

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da vida

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente contigo. Também não consigo deitar nada fora e já vi, tal como tu dizes, travessas a ir para o lixo. Uma vez cheguei a trazer dois frangos assados da casa de uma tia porque foram comprados e ninguém acabou por comer (ainda estavam embalados e tudo), iam para o lixo e eu trouxe-os comigo, deu um empadão delicioso no dia seguinte:)
    Também já fiz risotto com sobras de frango assado e gostei bastante. Aliás, o risotto tem sido uma forma de gastar algumas carnes, experi
    O teu está como eu gosto, ainda malandrinho, abriste-me o apetite :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  6. Olá Sandra,
    Cá em casa também não vai nada fora.
    Aliás, uma vez por semana, há o jantar dos restos, pois nem que sejam só uma ou duas colheres de arroz que sobre, não deito fora e também passo diariamente essa mensagem aos meus filhos, a de não desperdiçar nada, especialmente comida.
    Muito bom este risotto. Cremoso e aromático sem dúvida. Um bom caldo faz logo a diferença.
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  7. Adoro risotto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/bolo-de-bolacha-no-copo.html

    ResponderEliminar