Salada de couve de Bruxelas com pesto de abacate

Como já é hábito gosto sempre de começar o ano com uma refeição mais leve, acho que ajuda bastante a equilibrar os exageros feitos no mês passado. Cá em casa comemos salada praticamente todos os dias, sei que faz bem comer verdes mas confesso que uma boa salada a mim ajuda-me a digerir a refeição. Quando acontece não comer por alguma razão fico meia enjoada, principalmente se acontecer fora de casa, num restaurante por exemplo, ao acompanhar uma carne com um pouco mais de gordura ou molho. Noto sempre que a digestão leva muito mais tempo a ser feita e por vezes acabo por ficar mal disposta.

Achei bastante engraçado quando descobri alguns anos que os Franceses têm por hábito comer a salada no final da refeição para ajudar à digestão. De facto já experimentei na casa de uns amigos e resulta mesmo. Comemos pato confitado (que é bastante gorduroso) e no final serviram-nos uma salada com Emmental e um vinagrete de mostarda Dijon bastante leve, acreditem ou não soube-me melhor a salada que o próprio pato e ajudou bastante à digestão depois daquela gordura toda.


Hoje trago uma salada com dois legumes que tenho sempre alguma dificuldade em arranjar frescos e que acompanharam a infância do meu marido em França. As couves de Bruxelas no Pingo Doce, no Lidl ou em alguns mercados conseguimos encontrar mais facilmente (época delas) e à pouco tempo encontrei também os feijões verdes redondos, que por cá acho sempre difícil encontrar. Podem usar congelados ou em conserva mas confesso que gosto sempre de comer estes dois legumes frescos, por serem sempre tão raros encontrar.

Desejo um bom ano a quem está desse lado que sejam muito felizes!

Ingredientes (2 pessoas)

Legumes:
250g de couves de Bruxelas (usei frescas)
200g de feijão verde redondo (usei frescos)
1 endívia
1 litro de água
3 talos de tomilho
1 fio de azeite
sal q.b.

Pesto (2 refeições):
1 abacate (maduro)
1/2 colher de sopa sumo de limão
5 folhas de manjericão frescas
45g de amendoim sem sal
2 colheres de sopa de parmesão
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta verde q.b.

Leve ao lume uma panela com 1 litro de água, o tomilho, um fio de azeite e o sal. Quando esta ferver adicione o feijão e 3 minutos depois as couves de Bruxelas limpas e cortadas ao meio. Depois de cozidos, retire os talos do tomilho, escorra os legumes (deixe apenas uma concha (200 ml) de sopa de água do caldo) e reserve.

Entretanto leve uma frigideira anti-aderente ao lume com os amendoins e saltei, sem deixar torrar demasiado.

Numa picadora/robot de cozinha, coloque os amendoins e o parmesão (caso não o tenha ralado antes), até ficar tudo bem picado. Com ajuda de uma espátula limpe as paredes da picadora e adicione o abacate, logo de seguida do sumo do limão, o azeite as folhas de manjericão, pique e tempere a gosto. Caso sinta que o pesto está demasiado seco, adicione a água do caldo previamente reservada, pouco a pouco até atingir a consistência desejada.


Envolva com os legumes e sirva com mais uns amendoins por cima. 

Nota: Caso não queira usar o pesto todo de uma vez, reserve no frigorífico e sirva como um dip (como na imagem com as endívias) ou use noutra refeição, como por exemplo numa pasta.




8 comentários:

  1. Deve ser muito bom, adoro essas folhas :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto delicioso!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Não sabia que a salada após as refeições ajudavam na digestão,...que salada fantástica,....
    Feliz Dia de Reis :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. eu tb tenho de desintoxicar mas é o ano todo lol que 2015 trouxe me uns quilinhos a mais de presente :P vou experimentar este pesto hmmm com abacate :D

    ResponderEliminar
  5. Olá Sandra,
    Pois aqui é ao contrário. Esse feijão verde é o normal e há o ano todo. Difícil é encontrar o "nosso", mas como sempre preferi este tipo redondo, nunca me preocupou muito o não haver muito do outro. Couves de Bruxelas, nesta época abundam e duram uns bons meses e é engraçado que, ingredientes que aqui são corriqueiros, aí tenhas essa dificuldade em arranjar frescos.
    Gosto dessa salada, gosto de todos os ingredientes que a compõem e gosto desse pesto de abacate.
    Beijinhos para ti e para o teu "fofinho" e feliz ano novo a toda a família.
    Lia

    ResponderEliminar
  6. Bom dia! Por aqui encontramos com alguma facilidade os legumes que referes, mas a maioria das pessoas não os aprecia. Poucas pessoas tocam em couves de Buxelas ou Endivias! (feijão verde, mesmo do redondo, admito que não gosto...) Gostei muito da tua sugestão porque tb não consigo comer sem uma salada na mesa.Podem até ser só umas folhas de alface, mas qualquer coisa leve, e estaladica, faz-me falta! Beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  7. Boa sugestão. Deve ser uma delicia!! Parabéns!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  8. Hummm deve ficar uma delicia.
    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/arroz-integral-com-bolonhesa-de-atum-e.html

    ResponderEliminar