Garam masala



Lembro-me da primeira vez que fui ao Martim Moniz para comprar especiarias, foi numa tarde de sol tão forte que quase nem se conseguia respirar. Acabei a tarde a beber um daqueles sumos de pacote colorido que existem nos supermercados chineses numa rua da Mouraria, fui com uma amiga minha da faculdade, íamos cheias de medo porque aquela zona de Lisboa antigamente não era tão turística como é hoje. Correu lindamente, percebemos que era mais a fama que outra coisa e desde então passou a ser, para mim, destino obrigatório. Antigamente era tão difícil encontrar especiarias mais invulgares, nos supermercados existia apenas o básico e o mais usado na cozinha Portuguesa. Apesar de agora, raramente comprar especiarias em supermercados noto que é diferente, já se encontram várias misturas e um bocadinho dos quatro cantos do mundo.

Como já disse algumas vezes por aqui, tenho um amor/ódio no que toca a especiarias. Cominhos e cravinho são duas especiarias que não consigo nem sequer cheirar, daí a minha necessidade em fazer misturas como esta, para saber o que realmente estou a comer.

Hoje trago uma mistura muito usada na comida Indiana. Garam masala foi uma das misturas que comprei no Martim Moniz naquela tarde. Acabou por ser logo posta de parte por ter um cheiro demasiado intenso a cravinho. Foi a partir daí, que decidi começar a fazer as minhas próprias misturas.

Caso procurem uma mistura de garam masala genuína, esqueçam este post! Ao longo do tempo fui adaptando as especiarias ao meu gosto pessoal, por isso, nada tem da receita dita original. Mas caso gostem de experimentar e tenham curiosidade, deixo aqui a mistura para usarem nos vossos pratos.

Recentemente usei esta mistura nesta receita, o açúcar faz toda a diferença, arrisquem que aposto que vão adorar.

Um resto de uma boa semana!



. Ingredientes . 
( para frasco de 15cl)
5 folhas de louro
2 colheres de sopa de sementes de aneto ou se preferirem funcho
1 colher de sopa de paprika doce
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de coentros em grão
1/2 colher de sopa de canela em pau
2 estrelas de anis
2 sementes de cardamono pretas
3 sementes de cardamono verdes
1 noz-moscada

Numa frigideira anti-aderente colocar todas as especiarias em sementes e tostar em lume médio uns 3 minutos.


Colocar as sementes previamente tostadas e as restantes da lista dos ingredientes num robot de cozinha ou um moedor de especiarias eléctrico (apenas ralei a noz-moscada antes com uma ralador manual)  e picar tudo até atingir um pó fino como o da imagem.


Armazenar num frasco bem fechado num local seco.

Nunca soube bem a validade da especiarias, como as coloco em frascos todos iguais acabo por não ter a validade de cada uma escrita. Normalmente vejo pela textura ou pelo cheiro se ainda estão boas para usar. Sei que isto soa um bocado estranho, mas é a pura verdade e até agora ainda não morri!


4 comentários:

  1. Wonderful shooting!

    https://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curiosa com o sabor :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Pois eu gosto muito de cominhos. Não fosse eu uma "miúda" do Norte agarradíssima aos rojões à moda do Minho :-)
    Tenho Garam em casa, mas daquele comprado numa das tardes quentes do Martim Moniz. Parece que lá o sol é mais quente...
    Lindos lindos são esses teus pratinhos e taças com "sabor" oriental.
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandra,
    Eu amo todas as especiarias e cominhos e cravinho, são duas especiarias de que gosto bastante mesmo.
    Dito isto, já sabes a minha opinião. Acho que tens um talento natural para as misturas de especiarias e por isso és a Spice Queen e ninguém te tira o título e a coroa, lol!!
    Quem já teve o privilégio de provar as tuas misturas de especiarias, concordará comigo e tenho de fazer esta garam masala, pois tenho a certeza, será bem mais interessante e espectacular que a de compra.
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar