Fettuccine com pota, leite de coco e lemongrass



Lembro-me quando era mais nova não gostar nada quando a minha mãe cozinhava massa com carne ou o peixe na mesma panela. Pedia sempre para fazer à parte, mas por vezes lá me eram servidas umas massas com carne que me deixavam de beicinho, então quando era carne com ossos nem imaginam as birras que eu fazia. Agora misturo sempre, raramente comemos massa seca, mas massa com frango, por exemplo, não vão encontrar neste blog, ai nem pensar! 

Faz parte da infância, dizer que não gostamos determinadas comidas, que por vezes, nem as provamos para perceber o porquê de não gostar. Aposto que o meu filho me vai fazer muitas birras dessas, o pai por exemplo diz que não gosta de pota, choco ou lulas. Mas come tudo! No entanto diz que não gosta do sabor e eu para que se comam moluscos nesta casa, tento fazer este tipo de receitas com um molho acompanhar.

Nesta receita misturei o leite de coco que nunca desilude e dá sempre um toque exótico e fresco a qualquer prato e um toque de lemongrass que dá aquele aroma maravilhoso. Se quiserem a receita para algum esquisito por aí, aqui vai:


. Receita para 2 pessoas. 

Ingredientes:
700g de pota (usei congelada)
1 molho de espargos frescos
1 cebola
1 talo de aipo (tamanho do dedo indicador)
1/4 de pimento vermelho
1 colher de sopa de lemongrass picado
3 talos de coentros frescos
200ml de leite de coco
azeite q.b.
sal, pimenta de moer
sumo de 1/2 limão.

Descongele a pota, lave e deixe a escorrer num papel de cozinha.

Numa panela com água, sal e um fio de azeite coza a pasta "al denti".

Numa wok, pique uma cebola, o aipo em pedaços pequenos, pique os talos dos coentros e saltei com um fio de azeite, junte o pimento também em pedaços pequenos e saltei uns 4 minutos. Adicione a pota (cortada a gosto ou inteira se for das pequenas) e deixe alourar. Junte os espargos cortados, deixe cozinhar uns minutos e regue com o leite de coco. Tempere com o lemongrass, o sal a pimenta e deixe apurar.

Dois minutos antes de desligar, junte o fettuccine e regue com o sumo de meio limão.

3 comentários:

  1. Sei tão bem a que te referes Sandra!!
    Em casa da minha mãe era sempre assim. Agora, o frango com esparguete já vem separado (LOOOLLL),mas na altura era tudo à mistura e lá vai disto, lol.
    Claro que o que comemos na infância e a forma como era confeccionado na altura, nos marca e não é à toa que só voltei a gostar de favas depois dos meus 20 e muitos e agora amo de paixão.
    Adoro tudo nesta tua sugestão e o teu Marmitinho nunca vai fazer essas birras, pois já é um gourmet que adora a Donna Hay e o Ottolenghi, eheheeh!!
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  2. Já eu adoro moluscos e esta receita fez-me crescer água na boca! Que bom aspecto e ótimo trabalho!
    beijinhos,
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Não sendo esquisita, esta receita parece feita para mim (moluscos e massa e um toque exótico! Hummmm).
    Haja alegria! :-)

    Ana
    http://sopasamesa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar