Bolo de cenoura


Aqui estou eu toda assídua, pareço aquelas crianças no inicio escolar que não faltam às aulas e têm o caderno todo organizadinho. Confesso que agora até estou a conseguir gerir bem o tempo, mesmo nas duas semanas de férias devido ao ano novo Chinês, onde estivemos alguns dias fora e agora com toda a confusão do vírus. Por aqui estamos bem, mas criou uma grande confusão no dia a dia dos chineses, principalmente nas compras, eles são daquelas pessoas que vão todos os dias às compras bem cedo ou ao final do dia, não têm hábito de encher o carrinho ou ir ao mercado de rua comprar para a semana toda, como nós fazemos, acho que entraram um bocado em pânico e esgotaram os corredores do arroz e dos legumes em dois dias, mas acredito que a coisa volte ao normal em breve.

Quando me mudei para a China lembro-me de perguntar à minha amiga Ângela, que já cá vivia há mais de um ano, então e o pão? Ela disse-me que tinha andado um ano a fazer pão, até descobrir um Francês que se mudou para a China e criou uma padaria maravilhosa e que fazia entregas na nossa zona. Que mais é que se pode pedir? O pão é maravilhoso e a pastelaria também. Em conversa com ele disse-nos que os Chineses adoram tudo o que é Europeu, o que para nós já não é novidade, no entanto pão é algo que eles não consomem como nós e ele vende imenso, disse que produz imensos canelés todas as semanas o que é extraordinário, eu que em Portugal para os comer tinha que os fazer, na China posso comer todas as semanas, de facto há com cada coisa.

Isto para vos dizer que de pão estou satisfeita, apesar de ser mais caro do que qualquer pão em Portugal, vale muito a pena. Acho que só quem já viveu fora é que sabe o bom que é comer um pão com manteiga longe do nosso país.

No entanto existe cá em casa um menino que não come pão ao pequeno almoço, sim isso é possível? Não, não é nenhum dos mais novos. É mesmo o meu marido, um Parisiense que tem quase 40 anos e que o pequeno almoço dele até virmos para a China eram bolachas de chocolate e leite com café, isto todos os dias, inacreditável eu sei! Pelo o que ele diz por aqui as bolachas são diferentes, as deles, não são nada boas e as importadas são demasiado doces, do tipo Oreo. E onde entro eu no meio disto tudo? A fazer bolos e mais bolos todas as semanas para satisfazer o marido, ora um está demasiado doce, ora outro seco demais para comer de manhã, ando nisto já há um ano! Andei algum tempo a fazer o pão de ló de água da Bimby, que é muito bom, mas depois fartou-se e agora estamos já algum tempo numa de bolo de cenoura. Esta receita base tirei-a da Bimby, é um bolo muito rápido de fazer e fica muito saboroso. Substitui metade do açúcar branco por açúcar de coco, para ficar mais húmido. Tentei fazer com a quantidade toda de açúcar de coco mas achei que ficava demasiado denso e caro, porque tal como em Portugal o açúcar de coco aqui também é bastante caro. Essa substituição do açúcar faz com que ele fique menos laranja, caso o façam com o açúcar branco, ficará bem mais parecido a um bolo de cenoura habitual. Caso queiram elevar a outro patamar podem derreter um pouco de chocolate por cima. Nós cá em casa preferimos assim, digo nós porque apesar destas tentativas de bolos serem para o pequeno almoço do meu marido, há sempre mais 3 boquinhas prontas a comer um bolinho todas as semanas.

Caso queiram fazer a receita, aqui vai e nem precisam de usar máscara! ;)



*6 doses

Ingredientes:
230 g de cenoura
4 ovos
150 ml de óleo vegetal (usei de amendoim)
150g de açúcar de coco
100g de açúcar branco
275g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento para bolos

Pré aqueça o forno a 180º.

Unte uma forma de 20 cm com manteiga e farinha ou óleo em spray para bolos.

Num liquidificador ou robot de cozinha, coloque a cenoura descascada e partida em pedaços pequenos, ligue a máquina na potências máxima até ficar uma pasta do tipo areia molhada, de seguida adicione os ovos, o óleo e os açucares e bata durante 8 minutos na potência média.

Por fim junte a farinha, o fermento e envolva levemente com uma espátula de silicone, apenas para incorporar a farinha na massa.

Deite na forma e leve ao forno durante 40 minutos a 180º, ou até o palito sair limpinho.

Retire o forno e deixe o bolo na forma durante 5 minutos, depois coloque-o numa rede até arrefecer.

* Bom apetite *






2 comentários:

  1. Adoro estes bolos secos! São mesmo maravilhosos! São os nossos favoritos cá em casa.
    Olha lá.. tu protege-te do vírus! <3

    ResponderEliminar
  2. Que rico bolo. A forma é linda!
    Beijinhos e bom fds,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar