Limonada de pitaia rosa


Quando morava em Portugal frequentava muito a zona do Martim Moniz, onde a comunidade chinesa tem dezenas de lojas com produtos alimentares. Lembro-me perfeitamente da primeira vez que vi esta fruta, fiquei encantada. Anos depois começou a moda dos smoothie bowls e toda a gente começou achar cool consumir a pitaia, ou chamada fruta do dragão, apesar de na altura ser uma fruta extremamente cara em Portugal.

A primeira vez que provei foi na China, adorei o sabor e tornou-se uma fruta popular na minha casa na China. A variante rosa tem uma cor bonita e vibrante e faz sumos muito apelativos. Infelizmente os meus filhos não gostam de comer pitaia, então decidi fazer uma limonada e encontrei a maneira perfeita para eles a “comerem”. 

Quando há uma festa aqui no condomínio da nossa comunidade, como não bebo álcool e não gosto de sumos com gás, sempre levo uma garrafa de limonada para beber. Misturo todo o tipo de fruta mas foi durante numa sessão fotográfica para o livro Cooking in China, onde acabamos por almoçar em minha casa para provar as receitas e eu fiz esta limonada porque é rápida e tem uma cor muito bonita. Nunca pensei que poderia ser uma receita para entrar no livro, mas acho que fez sentido agora e será para sempre lembrada como aquela receita que foi feita para o livro quando o estávamos produzir.

Ingredientes: (para 1 litro)
70g de açúcar
1 litro de água fresca
½ de pitaia rosa, fatiada
1 limão (inteiro)
3 limas chinesas pequenas
cubos de gelo 

Coloque o açúcar no liquidificador e ligue a velocidade turbo por 2 segundos para fazer o açúcar em pó, depois adicione a pitaia e triture por 1 minuto em velocidade alta. 

Adicione o limão e 1 limão cortado em 4 (com casca e caroço) e a água. Ligue a velocidade turbo novamente por 2 segundos, coe as cascas e os caroços do limão e lima. Verta a limonada para uma garrafa e adicione o limas cortadas em pedaços.

Sirva gelado de preferência com bastante gelo.

Bom apetite!





1 comentário:

  1. Ficou com uma cor lindíssima.
    Nunca comi pitaia.

    Beijinhos, Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2022/06/ovos-estrelados-em-cama-de-cogumelos-e.html

    ResponderEliminar